Após 50 anos de procura, paraguaçuense encontra familiares

Familiares que vivem em estados diferentes, se encontram em Paraguaçu pela primeira vez e tudo aconteceu debaixo de muita emoção.


Familiares que vivem em estados diferentes, se encontram em Paraguaçu pela primeira vez e tudo aconteceu debaixo de muita emoção.

 

A emoção tomou conta do encontro dos familiares. Catarina (à esquerda) com a sua sobrinha Lorete (à direita)
 

Após cinco décadas, familiares se encontraram pela primeira vez em Paraguaçu Paulista. Trocas de cartas e telefonemas foram realizadas nos últimos anos, mas a emoção do contato pessoal ocorreu apenas no último dia 15.

Maria Ferreira da Silva nasceu em uma cidade do interior da Bahia, e ainda muito nova veio para Paraguaçu Paulista com os seus pais. Eles foram viver na Rua Quatá, no bairro Barra Funda, onde nasceu Catarina Euzébio de Oliveira.

Ainda muito jovem, Maria Ferreira se casou e teve  três filhos.  Com esposo e filhos, ela resolveu tentar a vida longe de Paraguaçu Paulista. Nessa época, sua irmã Catarina tinha apenas nove anos.

Naquele tempo, o contato era só por cartas e não demorou muito para que a comunicação fosse rompida, pois Maria Ferreira mudou de cidade por algumas vezes. Foram anos e anos a espera de um novo contato, e nada. Nesse meio tempo, as irmãs perderam a mãe, que era a parteira Dona Rosa.

Os anos foram passando, até que Catarina teve uma ideia. Com nome e sobrenome da irmã em mãos foi ao INSS de Paraguaçu Paulista para pedir ajuda, e ao entrarem no cadastro nacional descobriram que Maria Ferreira estava vivendo na cidade de Pontes de Lacerda (MT).

As informações foram de grande valia, mas não o suficiente, mas um casal de Paraguaçu Paulista, que era amigo de Catarina, tinha familiares em Pontes de Lacerda, e eles colaboraram e através da divulgação em uma rádio local conseguiram localizar Maria Ferreira. Em pouco tempo o primeiro contato telefônico foi realizado, e compartilhado ao vivo para todos os ouvintes da emissora. Foram duas conversas por telefone, e sem explicação ambas acabaram perdendo os números de contato.

Mais alguns anos se passaram até que um filho de Maria Ferreira conseguiu localizar a paraguaçuense pelas redes sociais. Logo veio a triste notícia: Maria Ferreira havia falecido no dia 4 de abril de 2003. Para Catarina parecia o fim, mas não foi.

O contato constante com os sobrinhos foi se estreitando, até que uma das filhas de Maria Ferreira, que se chama Lorete, resolveu vir para Paraguaçu Paulista para conhecer pessoalmente sua tia, seus primos e tão importante quanto o contato, conhecer detalhes de seus antes queridos, lugares e histórias.

Lorete chegou à Paraguaçu Paulista no último dia quinze de agosto, recepcionada pela tia Catarina; as primas Izabel, Vera, Telma, Selma, Brenda, Luciana e Inára; e pelos os primos Dorinho, Felipe e Reinaldo.

"O encontro foi de muita emoção. Foi um dia especial que certamente marcou a vida da nossa família, iniciando assim um novo tempo para a construção de uma nova história", relatou um dos familiares.

Fotos: Manoel Moreno.



i7 Notícias
-->