Paraguaçu recebe Viagem Literária nesta quinta, dia 22

A Viagem Literária possibilita o encontro do público com artistas, grupos e contadores de história.


O Viagem Literária, programa da Secretaria de Estado da Cultura, iniciou sua caminhada pelo interior e, nesta semana, cumprindo a agenda da sua edição de 2016, chega a Paraguaçu Paulista pelo segundo ano consecutivo, possibilitando o encontro do público com artistas, grupos e contadores de história, como é o caso da Estância Turística nessa edição.

O Viagem Literária é gerido pela SP Leituras e integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Paraguaçu Paulista receberá nesta edição a contadora de histórias, Tininha Calazans, que interage com o público paraguaçuense no próximo dia 22 de setembro em dois horários: às 9h e às 15h. O evento acontece na Biblioteca Municipal “Mitsuo Marubayashi”, no centro da cidade (Avenida Siqueira Campos, nº 599) e a entrada é franca, claro.

Há mais de vinte e cinco anos desenvolve o projeto Encantares onde se dedica à pesquisa, ensino e difusão da arte milenar de contar histórias, das brincadeiras tradicionais e da palavra literária. Realizando apresentações e cursos, convida crianças e adultos a se aventurarem nos mágicos caminhos da palavra encantada; abrir o coração à visão do invisível; ao gesto da escuta; ao olhar que se maravilha; aos sabores do brincar; ao pensamento mágico e imaginativo e à diversidade cultural dos povos. Usa as seguintes obras de referência: Manuelzão e Miguilim – João Guimarães Rosa; Primeiras Histórias – João Guimarães Rosa; Sagarana – João Guimarães Rosa;  e Tutaméia – João Guimarães Rosa.

Os interessados podem obter maiores informações diretamente na Biblioteca Municipal ou no Departamento de Cultura ao lado da Praça Nove de Julho no Centro Histórico e Cultural “Isidoro Baptista”.

Lançado em 2008, o programa visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural, sendo que Paraguaçu Paulista, numa iniciativa da equipe da biblioteca municipal do Departamento de Cultura, participará pela segunda vez consecutiva.

Os encontros deste ano, dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, acontecerão em dois horários por dia, sempre nas bibliotecas públicas. Cada grupo circulará por cinco cidades, proporcionando uma maior interação entre o público e a literatura de uma forma lúdica e divertida. Desde 2012, foram realizados 970 eventos, que contaram com a participação de mais de 108 mil pessoas. Este ano, 28 cidades vão participar do programa pela primeira vez.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->