Sábado tem carreata de abertura da Campanha Nacional de Vacinação

A vacina contra pólio deve ser dada em cinco doses. Três delas são injetáveis e devem ser aplicadas aos 2, 4 e 6 meses.


 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece a partir do próximo sábado, 24 de setembro, em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A mudança na data da imunização, que geralmente ocorre em agosto, foi providenciada tendo em vista a realização da Olimpíada no Rio, segundo justificativa do Governo Federal.

A vacina contra pólio deve ser dada em cinco doses. Três delas são injetáveis e devem ser aplicadas aos 2, 4 e 6 meses. A “gotinha” deve ser dada como reforço, aos 15 meses e quatro anos. De acordo com a pasta, somente quem não estiver com esse esquema completo deve receber uma dose no posto, no dia da campanha.

Segundo o Ministério, a variação do mês não deve prejudicar a imunização da população, já que a doença está erradicada do país desde 1990. A vacinação é feita para evitar que a pólio volte a circular.

Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema de prevenção da doença. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é erradicar a doença até 2020.

Em Paraguaçu Paulista, sob a coordenação do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, acontece no sábado, no período da manhã, uma carreata pelas ruas da cidade, onde os pais serão alertados e convocados a vacinar seus filhos, enquanto a participação animada do Zé Gotinha e sua trupe despertam nas crianças a motivação para comparecerem nos postos de vacinação que estarão à disposição das famílias em todas as unidades da rede municipal de saúde. A Campanha deve se estender até o próximo mês para oportunizar a vacinação a todas as famílias.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->