Resultado das eleições será divulgado até as 19h de domingo em Paraguaçu Paulista

A votação será das 8h às 17h.


A urnas receberão os votos das 8h às 17h.
 

Neste domingo, dia 02, acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. Em Paraguaçu Paulista, a votação será das 8h às 17h, e já às 19h o resultado poderá ser acompanhado pelos eleitores.

A preparação das urnas para o início da votação iniciará às 5h30 de domingo, onde elas sairão do Cartório Eleitoral, acompanhadas de policiais, para serem entregues às escolas que sediam as seções eleitorais.

De acordo com a chefe do Cartório da 12ª Zona Eleitoral de Paraguaçu Paulista,  Cláudia Eliane Marcon, às 7h será emitido o relatório Zerésima, que comprova a inexistência de votos computados no sistema, e às 8h os portões serão abertos dando início a votação.

O encerramento dos votos acontece às 17h. "Se eleitores ainda estiverem na fila ou na escola, eles recebem uma senha e votam", explicou Cláudia.

As urnas retornarão ao Cartório Eleitoral para o envio dos votos, e em pouco tempo o resultado será emitido. "O resultado para prefeito é mais rápido. No caso para vereadores já depende de outras variáveis como quociente  eleitoral, quociente  partidário e o desempenho individual", disse a chefe.

O desempenho individual é uma novidade para estas eleições. Cláudia Marcon explicou que o vereador tem que ter no mínimo 10% dos votos válidos para começar a concorrer uma cadeira no Legislativo.

A chefe do Cartório Eleitoral alerta aos eleitores que prestem atenção nos candidatos que cometem crimes eleitorais. "No dia da eleição, a gente está pedindo para que os candidatos não fiquem nas portas das escolas, porque a lei não autoriza isso, é crime eleitoral, mesmo aquele que faz derrame de santinhos próximo aos locais de votação. Levo o eleitor a refletir: aquele candidato que descumpre a regra eleitoral durante a sua campanha e no dia da eleição merece o nosso voto? Será que podemos confiar que durante o seu mandato ele cumprirá a lei?."


Após às 17h, as urnas retornarão ao Cartório Eleitoral para a contabilização dos votos



i7 Notícias
-->