Bancários decidem pelo fim da greve em assembleia

Depois de 31 dias de greve, bancários de Assis decidiram em assembleia extraordinária pelo fim do movimento grevista.


 


 

Depois de 31 dias de greve, bancários de Assis decidiram em assembleia extraordinária, realizada no final da tarde desta quinta-feira, 6 de outubro, pelo fim do movimento grevista. Após a Fenaban (federação dos bancos) apresentar proposta ao Comando Nacional dos Bancários na quarta a noite para um acordo de dois anos com reajuste de 8% mais abono, pago em até 10 dias após a assinatura da CCT.

Para 2017, a proposta prevê reajuste de reposição da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as demais verbas. A PLR será reajustada em 8% em 2016 e inflação mais 1% de aumento real em 2017. Os bancários ainda terão abono total dos dias parados.

“Mesmo a Fenaban insistindo na compensação total dos dias parados, o Comando não aceitou qualquer tipo de punição aos bancários e, após longo impasse, cerca de cinco horas de consulta aos bancos, a Fenaban informou o abono total dos 31 dias de greve”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis e Região, Helio Paiva Matos, durante a assembleia.

 A luta empreendida pelos bancários nesses 31 dias de mobilização em todo o Brasil, garantiu avanços importantes em um momento muito difícil para os trabalhadores. "Avaliamos que apesar dos bancos se recusarem a repor a inflação neste ano, é um avanço a correção de 15% no vale-alimentação e os aumentos maiores no vale-refeição e auxílio-creche babá. Mais importante ainda é o aumento real em 2017 e a garantia de todos os direitos da CCT e dos acordos específicos”, avaliou o presidente.

A Fenaban também propôs a criação de um grupo de trabalho para analisar critérios de realocação e requalificação, cujas regras serão estabelecidas entre bancos e o Comando Nacional dos bancários. “Esse é um importante avanço para a categoria, um espaço para debater o fim das demissões causadas pela rotatividade nos bancos”, explicou. “Só a luta garante avanços e os bancários, mais uma vez, mostraram a força da mobilização”, finalizou Matos.

 

Ello Assessoria de Imprensa



i7 Notícias
-->