Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA – premia alunos paraguaçuenses

Evento chega à sua 19ª edição em 2016


Evento chega à sua 19ª edição em 2016

 

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio da Assessoria de Comunicação, recebeu comunicado da coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA/2016, informando que 09 (nove) alunos paraguaçuenses foram agraciados com medalhas e classificação na versão 2016 do evento que contou com a participação de 744.107 alunos de 7.895 escolas de todo o Brasil.

A Olimpíada aconteceu no dia 13 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, com o objetivo de levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens” - conforme afirma o Astrônomo e coordenador nacional – Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle.

A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida em cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o país na Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

De Paraguaçu Paulista, tendo como representante o Prof. Miton Lúcio de Carvalho, os 09 alunos agraciados são do Centro Educacional do SESI 380 “Carlos Arruda Garms”, sendo eles:

Medalha de Prata – Nível 3:
- Lara da Silva Andreatti,
- Isadora Maria Paião da Silva,
- Luiza Ferreira de Paula, e
- João Vitor Santos Oliveira.

Medalha de Bronze – Nível 3:
-  Amanda Karolaine Pereira dos Santos,
- Guilherme Juvêncio Silva,
- Bruno Aguilera de Oliveira, e
- Livia Baptista Lopes.

Medalha de Bronze – Nível 4:
- Mateus Marcio Bernardes.

Até hoje, a OBA já contou com mais de 7 milhões de participantes. Em 2015, a olimpíada teve a participação de mais de 830 mil estudantes de quase 10 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além da colaboração de 64 mil professores. Distribuiu cerca de 46 mil medalhas, 7% a mais do que na edição anterior.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). São promovidos, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs), entre 10 e 12 por ano. O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->