Estado vai convocar mais de 20 mil professores

Educadores foram aprovados em concurso de 2013 e escolherão vagas em novembro


Educadores foram aprovados em concurso de 2013 e escolherão vagas em novembro

 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou, na sexta-feira (14), a convocação ainda este ano de 20,9 mil professores aprovados em um concurso realizado em 2013.

“Será publicada (hoje) no Diário Oficial a convocação. Em seguida, os concursados serão chamados para assumirem suas cadeiras”, afirmou o governador. Todas as 91 diretorias de ensino da Secretaria Estadual de Educação receberão os novos educadores.

Ainda segundo o governo, o edital com as datas da escolha de vagas será publicado após o processo de remoção, programado para novembro. A seleção será feita com base no desempenho dos candidatos e na classificação final de cada participantes. Na época, o concurso registrou um recorde com 322,7 mil inscrições. Até agora já foram nomeados 38 mil, de total de 59 mil vagas abertas para docentes do ensino fundamental e ensino médio.

O governo também anunciou o decreto que estabelece novas regras para o concurso de diretores. A partir da próxima seleção, os candidatos farão provas escritas e passarão por um curso de formação em liderança e gestão. Aprovados vão passar por uma avaliação periódica de desempenho individual. Simultaneamente ao período de formação, o aprovado passará pelo estágio probatório de três anos. A previsão é que sejam abertas 1.878 vagas.

 

Ocupações

Presente ao anúncio da convocação, o secretário da Educação, José Renato Nalini, criticou as recentes ocupações de escolas no estado. No dia 7, alunos invadiram uma escola no Centro da capital, em protesto contra a reforma na educação proposta pelo presidente Michel Temer. O grupo deixou o local no dia seguinte.

“Ocupação tem de ser de aluno estudando, professor ensinando, diretor dirigindo. Essa ocupação que impede aula é uma ocupação que aprofunda a exclusão”, disse o secretário.

 

Fonte: Diário SP 



i7 Notícias
-->