Merendeiras de escolas estaduais protestam contra salário atrasado em Marília

Grupo se reuniu em frente à prefeitura de Marília.


Grupo se reuniu em frente à prefeitura de Marília.

 


Merendeiras protestam contra atraso nos salários (Foto: Reprodução/TV TEM)
 

As merendeiras das escolas estaduais de Marília paralisaram as atividades nesta quinta-feira (20). Elas se reuniram em frente à prefeitura para reclamar do salário atrasado. O dinheiro do pagamento seria repassado pelo estado ao município que deve fazer o pagamento a uma empresa terceirizada que faz a contratação das merendeiras.

Em nota, a prefeitura informou que uma comissão dos manifestantes foi recebida pelo secretário de planejamento econômico, Rodrigo Zotti, e ficou definido que o pagamento será feito até no máximo dia 25. Eles explicaram que o pagamento é feito para a empresa terceirizada, responsável pelas merendeiras, com recursos próprios da prefeitura.

A prefeitura explicou ainda que a verba não é de repasse do governo estadual, no entanto, a Secretaria de Educação do Estado informou, em nota, que mantém convênio com a administração municipal. Ainda de acordo com a prefeitura, as merendeiras devem voltar ao trabalho na sexta-feira (21).

De acordo com o sindicato que representam as profissionais, Marília tem 96 merendeiras em 30 escolas estaduais e 60 trabalhadoras paralisaram as atividades. A merendeira Zilda Lopes de Oliveira, que aderiu a greve, contou que o salário de outubro ainda não foi pago.

As merendeiras prestam serviço terceirizado para as escolas estaduais e segundo o sindicato, o valor de R$ 220 mil em média que o governo deveria repassar mensalmente para empresa terceirizada está atrasado desde maio. Com isso todos os meses há atraso no pagamento do salário.

 

Apoio

Alguns alunos de escolas estaduais apoiaram as merendeiras e participaram da manifestação. Depois de uma hora de protesto as merendeiras foram até a Câmara Municipal pressionar os vereadores, mas como era realizada uma audiência pública da saúde elas retornaram para a praça na frente da prefeitura.

A nota da Secretaria da Educação do Estado informa ainda que a merenda servida em Marília é descentralizada, portanto, é de responsabilidade do município, que mantém convênio com a Pasta. A contratação e pagamento das merendeiras também é de responsabilidade da administração municipal.

A Diretoria Regional de Ensino de Marília notificou a Prefeitura e esclarece ainda que nenhum aluno ficará sem merenda.

Segundo o sindicato, com o comprometimento da prefeitura de pagar a empresa terceirizada na terça-feira (25), a empresa já realizou o pagamento das funcionárias e elas devem retornar ao trabalho na sexta-feira.

 

Fonte: G1 Bauru e Marília



i7 Notícias
-->