Missão: Servir!

Leia o artigo sobre o Dia do Servidor Público escrito pelo Prof. Valter Luís Fortuna Xavier.


 

O Dia do Servidor Público é celebrado anualmente em 28 de outubro. Também conhecido como Dia do Funcionário Público, esta data não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, sejam em quaisquer repartições públicas.

Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal. Para entrar no serviço público e seguir carreira no cargo escolhido, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ter a competência de ser aprovado.

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. O artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Dessa forma, a mais justa das homenagens, nesse dia, é para os homens e mulheres que fizeram o servir como missão de vida, dedicando seu dia a dia e seu trabalho, além de seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, a nobre tarefa de prestar serviços à sociedade.

Não só hoje, mas em todos os dias se devem reconhecer o imenso valor das pessoas que fazem parte da administração pública e convivem diariamente com os colegas e, principalmente, de forma especial, com os anseios dos cidadãos que procuram o servidor público.

Servidor Público, aquele que, no vasto universo das profissões escolheu servir à população... Escolheu, por uma série de motivos, mas principalmente por sua opção pessoal, servir, uma das mais nobres missões da existência e vida humana.

Nenhum país sobrevive e nenhum governo exerce o seu papel sem o corpo de servidores, responsáveis pelo labor diário, por isso cabe aos gestores reconhecer, valorizar e bem saber usar cada servidor, que, por sua vez, deve sempre ter consciência do seu papel no contexto do Município, Estado e do País.

Creio que antes de cumprimentar cada um que atua pelo Dia do Servidor Público, devemos também agradecer pelas demonstrações de ética, dedicação, comprometimento e responsabilidade com que exerce suas atividades em prol de uma sociedade com maior qualidade de vida da sua população.

Feliz Dia do Servidor Público!

 


Prof. Valter Luís Fortuna Xavier
Professor Efetivo da Rede Estadual de SP e da Rede Municipal
Especializado em Treinamento
Pós Graduado em Metodologia, Didática e Gestão Pública
Especializado em Defesa Civil pelas Universidades Federais de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e UNIVESP
Mestre de Cerimônias e Comunicador
www.valterfortuna.com.br

 



i7 Notícias
-->