Com 97 anos, OSS Santa Casa de Assis tenta superar crise em prol da população

Algumas notícias ao longo deste ano assustaram a comunidade regional, como a ameaça de fechamento dos leitos de UTI.


A Instituição aposta em medidas estratégicas para enfrentar a crise, manter Hospital em funcionamento, e garantir atendimento à população e emprego e renda para centenas de famílias.

 

 

A atual crise econômica enfrentada pelo país tem agravado ainda mais as condições das Santas Casas, que há anos já tem lutado para manter suas condições de atendimento. Apesar de muitos esforços da Diretoria e Administração é muito difícil cobrir o déficit financeiro causado pela defasagem da Remuneração do Sistema Único de Saúde. Na mídia são muitas as notícias de Hospitais que fecharam suas portas e que hoje enfrentam falta de recurso financeiro para pagamento de funcionários, prestadores de serviços médicos e fornecedores.

A Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis está entre as instituições que enfrentam a crise, porém tem buscado a sobrevivência com medidas administrativas e de gestão estratégica. Hoje, fonte de emprego e renda para mais de 400 famílias de Assis e região, a OSS Santa Casa está focada em um novo tipo de gestão e tem executado o planejamento estratégico com o apoio de instituições especialistas, como o Cealag e a Fehosp, que busca melhorar as condições financeiras da instituição, aprimorar seus serviços e oferecer melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.

Algumas notícias ao longo deste ano assustaram a comunidade regional, como a ameaça de fechamento dos leitos de UTI, tão importantes para a população e que foram bravamente conquistados, a interrupção dos serviços prestados ao Iamspe devido ao atraso de pagamento do Convênio e mais recentemente a proposta de mudança no horário da jornada de trabalho. Porém nenhuma destas notícias e ameaças interromperam o sonho da atual Diretoria, que é ver a OSS Santa Casa de Assis reestruturada e com condições financeiras melhores, reafirmando sua posição regional de referência em saúde e atendimento médico-hospitalar.

Hoje a instituição tem cerca de 80% do seu atendimento prestado ao SUS, e já trabalha fortemente para ampliar seus serviços a particular e a Convênios, de forma a gerar mais renda e, também, incrementar cada vez mais qualidade aos seus serviços, com foco na excelência de atendimento. Prova disso foi, na última semana, a certificação por parte de uma das entidades filantrópicas mais respeitadas do país, Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão – Cealag, que dentro do programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos, da empresa CPFL Energia, diante de todo empenho e modelo de gestão adotado pela Santa Casa, foi conquistada a Certificação Ouro de Qualidade.

Hoje a OSS Santa Casa de Assis conta com 108 leitos e diversas Unidades de serviços de saúde: a Maternidade Nossa Senhora das Vitórias, Pronto –Atendimento e Hospital para Convênios e Particulares, Unidade de Terapia Intensiva –UTI, Lavanderia Hospitalar, Laboratório de Análises Clínica e Patológica e serviços de diagnóstico por imagem, de Endoscopia e atendimento em 31 especialidades médicas

A Organização é a gestora do Ambulatório Médico de Especialidades –AME, uma unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, reconhecida regionalmente pela qualidade de serviços.

A OSS Santa Casa de Assis tem sido responsável pelo oferecimento de atendimento de qualidade para Assis e Região, formada por uma população de cerca de 250.000 mil habitantes, a qual ela tem solicitado constantemente apoio na luta pela manutenção da instituição, tradicional, quase centenária e de fundamental importância para a rede de atendimento de saúde do Vale do Paranapanema.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->