Bancários fazem dia de luta contra corte de empregos e desmonte da Caixa

Cerca de 10 mil já deixaram o Banco do Brasil, agora é a vez da Caixa.


 

Membros do Sindicato dos Bancários de Assis e Região distribuíram uma carta aberta nesta quinta-feira, 12 de janeiro, nas agências da Caixa Econômica Federal, pelo Dia Nacional de Luta dos empregados da instituição financeira para cobrar do governo Temer e da direção do banco mais respeito à população e aos empregados. A data foi escolhida por ser aniversário da Caixa.

“Está cada vez mais claro o projeto de desmonte dos bancos públicos pelo governo Temer: planos de demissão voluntária, fechamento de agências, ampliação da participação das instituições estrangeiras no Sistema Financeiro Nacional para supostamente aumentar a oferta de crédito e baixar os juro”, relata o presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos.

Cerca de 10 mil já deixaram o Banco do Brasil, agora é a vez da Caixa. Na quarta-feira 4, a imprensa divulgou que a direção da instituição federal concluiu sua proposta para o programa de demissão voluntária. Deverá ser aberto aos empregados no final deste mês, com adesão até o começo de fevereiro. “Temos de reagir! Mais uma vez protestamos contra essa e outras arbitrariedades impostas pela direção do banco em relação às condições de trabalho e às tentativas de desmonte da instituição pública empreendidas pelo governo Temer”.

O papel fundamental da Caixa é a manutenção de políticas sociais e a redução do quadro de funcionários prejudica não só os empregados do banco, como também a população. “Não podemos permitir que haja esse plano de demissão voluntária sem a previsão de novas contratações. Temos que nos mobilizar e barrar o sucateamento da Caixa. O caminho para a retomada do crescimento passa pelo aumento das políticas públicas e do papel do Estado na economia, e a Caixa, assim como o BB devem ter papel central”, ressalta.

 

Fonte: Ello Assessoria de Imprensa



i7 Notícias
-->