Mamãe beija-flor cuida de filhotes em ninho em para-choque de veículo em Prudente

Enfermeiro 'suspendeu' passeios para preservar estrutura em caminhonete.


Enfermeiro 'suspendeu' passeios para preservar estrutura em caminhonete.

 


Beija-flor utilizou para-choque de caminhonete para construir ninho (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

 

Após dias esperando, o ninho de beija-flor construído sob o para-choque da caminhonete Ford F-75 agora abriga os filhotes já nascidos. Já há algumas semanas, o enfermeiro nefrologista Hélio Almeida Moreira, em Presidente Prudente, notou a presença do abrigo e dois ovos em seu veículo e suspendeu seu uso para respeitar a natureza, já que a mamãe da espécie “tesoura” se sentiu segura para construir um lar para sua família naquele local.

O enfermeiro relatou ao G1 que foi “grande a emoção” ao ver que os dois filhotes haviam nascidos. Para que a mamãe se sinta confortável para cuidar de suas crias, Moreira isolou ainda mais a garagem. “Já não estávamos indo lá e, agora, não temos usado. Já que a mãe escolheu esse local, vamos deixá-la tranquila”, afirmou.

Posterior à eclosão dos ovos, ainda são necessárias umas três semanas para os filhotes saírem do ninho. “Pelo que o biólogo falou, acredito quem em uns 15 dias eles já comecem a voar”, comentou ao G1 o enfermeiro. O especialista Luiz Waldemar de Oliveira foi quem explicou o ciclo.

Com as previsões, Moreira declarou que já está programando um passeio com a caminhonete, que era utilizada somente aos fins de semana pela família. Além disso, o enfermeiro confessou que vai guardar o ninho de recordação, quando os pássaros deixarem o local. “Foi algo fora do normal e uma emoção grande”, ressaltou.

 


O pássaro botou dois ovos no ninho construido no para-choque do veículo
(Foto: Stephanie Fonseca/G1)

Descoberta

O enfermeiro nefrologista contou que viajou no fim de 2016 e, com isso, o veículo permaneceu parado na garagem, no Jardim Aviação. Na volta, ele foi preparar a caminhonete para o fim de semana, já que a usava somente para passeio neste período, e houve uma “movimentação” diferente. “Quando funcionei a caminhonete, ela [beija-flor] ficou rondando e ‘defendendo’ o território dela. Então, pensei que poderia ter algo referente a ninho por ali”, relatou.

Com as “investidas” da beija-flor, Moreira lembrou que um ninho já havia sido construído no local, porém, fora abandonado. O enfermeiro comentou que abaixo do veículo surgiram umas “sujeirinhas”. Foram limpas, mas voltaram a aparecer. Ao recordar o episódio, ele foi verificar a parte de baixo do veículo e localizou o abrigo da ave.

Feita a descoberta, o enfermeiro optou por manter o Ford F-75 parado por mais um tempo. “Vamos respeitar esse ciclo”, afirmou ao G1. “A gente está contente por esta situação. Vai ficar parada por uma boa causa. É para ela ter os filhotes com tranquilidade”, disse Moreira. Segundo ele, não houve problema, pois tem outro veículo para usar.

 


Ninho foi construído em para-choque de caminhonete (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
 

Fonte: Presidente Prudente



i7 Notícias
-->