Moradora de Assis coloca geladeira na calçada com alimentos para necessitados

Qualquer pessoa pode deixar e pegar alimentos no eletrodoméstico.


Qualquer pessoa pode deixar e pegar alimentos no eletrodoméstico.

 


Geladeira Solidária oferece alimentos gratuitos (Foto: Lucinéia Furlan/Arquivo Pessoal)

 

Uma geladeira colocada na calçada de uma casa tem garantido a alimentação de algumas famílias de Assis. A ideia da comerciante Lucinéia Furlan era que as pessoas pudessem doar alimentos e outras pudessem pegar o que precisam.

“Eu comprei a geladeira e disponibilizei na calçada da minha casa. Qualquer pessoa pode doar, quanto pegar qualquer alimento que está lá. Em tão pouco tempo foram muitas as doações e, quando sobram, eu levo para famílias consideradas carentes de Assis”, conta.

A frase “alimento para todos”, que está escrita no eletrodoméstico, faz jus ao objetivo do projeto, que é doar e oferecer gratuitamente alimentos para quem precisa.

A família de Fabiano Maciel, que tem dois filhos e está desempregado, é uma das cinco que estão sendo beneficiadas pelo projeto. "A gente procura trabalhar, mas está difícil. Graças a Deus têm pessoas boas."

O projeto Geladeira Solidária já foi implantado em outras cidades brasileiras, mas Lucinéia decidiu que também precisava contribuir com a alimentação de pessoas que não têm o que comer em Assis. Na cidade o projeto começou desde o dia 15 de janeiro. “O pessoal está respeitando e pega realmente o que precisa”, afirma.

Os alimentos deixados na geladeira devem ser embalados e prontos, como feijão, arroz, carnes, frutas e verduras. No entanto, os doadores podem deixar alimentos perecíveis em uma mesa que fica ao lado do eletrodoméstico. De acordo com Lucinéia, os alimentos doados devem estar dentro da validade. Não são arrecadadas bebidas alcoólicas, carnes cruas ou ovos.

O projeto repercutiu em pouco tempo. “Logo que instalei a geladeira, eu publiquei no Facebook e muita gente já veio doar. A cidade inteira está colaborando. Está sendo muito legal ver a solidariedade de quem doa e alegria de quem pega o alimento de graça”, finaliza Lucinéia.

A atendente Lilian Kelly Gomes Regis mora perto da casa onde fica a geladeira e pelo menos uma vez por semana passa deixar alguma doação. "Faço questão porque hoje eu estou ajudando e amanhã eu posso ser ajudada também. Então não tem coisa melhor do que a gente doar, nem que seja um pouco."

 

Serviço

A “Geladeira Solidária” está instalada na Rua Dr. Souza Costa, 203, na Vila Glória, em Assis. O horário de funcionamento é das 8h às 20h.

 


Qualquer pessoa pode doar alimentos para a Geladeira Solidária (Foto: Lucinéia Furlan/Arquivo Pessoal)

 

Fonte: G1 Bauru e Marília



i7 Notícias
-->