Criança com Síndrome de Down pinta mais de 50 telas e lança exposição em Prudente

Matheus Raimundo, de nove anos, faz pinturas com as próprias mãos.


Matheus Raimundo, de nove anos, faz pinturas com as próprias mãos.

 


Matheus Fernandes Raimundo, de nove anos, faz pinturas com as mãos (Foto: Olímpio Moura/Divulgação)

 

A pintura sempre se caracterizou como uma maneira de expressão dos pensamentos, ideias e sentimentos, mas, na vida do pequeno Matheus Fernandes Raimundo, de nove anos, as artes plásticas ocupam um papel ainda mais profundo: são o seu próprio meio de comunicação com o mundo. O jovem, que nasceu com Síndrome de Down, já coleciona mais de 50 telas pintadas e, até o dia 5 de março, exibe mais da metade de seus quadros em uma exposição chamada "Um Olhar Especial", no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

A descoberta da vocação artística transformou a vida de Matheus. Segundo os pais do pintor mirim, até os oito anos, ele pouco se comunicava com o meio exterior. Não andava e era muito nervoso e fechado. Hoje, após descobrir o talento com as mãos, é completamente outra criança.


Quadros são pintados à mão pelo pequeno Matheus (Foto: Olímpio Moura/Divulgação)
 

"Mudou da água para o vinho. Ele melhorou o desempenho em tudo, até no convívio com a gente ele está diferente. Antigamente, por qualquer coisinha ele ficava nervoso e fazia birra. Hoje, isso diminuiu bastante e ele está muito mais feliz", disse ao G1 o funcionário público Paulo Raimundo, de 58 anos, pai de Matheus.

"Antigamente, o negócio dele era ficar no chão, deitado. Perto do que era, ele se denvolveu muito. E não quer saber de lápis nem de pincel, não, faz tudo com a mão mesmo. Aprender a pintar ajudou até no desenvolvimento do andar dele. Ele melhorou muito", contou a mãe, Sílvia Maria Fernandes Raimundo, ao G1.

Matheus se apaixonou pela pintura após ser apresentado à atividade por uma estagiária do colégio onde estuda, a Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes. Ao perceber que o menino só queria saber de ficar deitado na sala, ela apresentou-lhe o pincel e a tinta guache. O pincel foi deixado de lado, mas a tinta... Em menos de dez meses, ele já criou 52 quadros.

 

Exposição

A exposição foi lançada oficialmente na terça-feira (7), com a presença dos professores de Matheus, familiares e amigos da família. Quem quiser conhecer o trabalho do jovem artista, pode visitar as obras na Galeria Takeo Sawada, de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h. Já aos domingos e feriados, o espaço fica aberto das 16h às 22h.

 


Quadros são pintados à mão pelo pequeno Matheus (Foto: Olímpio Moura/Divulgação)

 


Amigos, professores e familiares de Matheus marcaram presença (Foto: Olímpio Moura/Divulgação)

 

Fonte: G1 Presidente Prudente



i7 Notícias
-->