Comissão Especial de Inquérito é aberta para apurar possíveis irregularidades no Pronto Atendimento

Serão apurados possíveis irregularidades e ineficácia dos serviços prestados pelo Pronto Atendimento de nossa cidade.


 

 

Foi instaurada na noite de segunda-feira (19), em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apuração de possíveis irregularidades e ineficácia dos serviços prestados pelo Pronto Atendimento de nossa cidade, os quais são custeados por recursos públicos municipais. O requerimento foi apresentado pelo vereador Serginho, com assinatura de apoio dos vereadores Josimar Rodrigues, Paraná do Sindicato, Junior Baptista, Vitor Bini, Neide Teodoro e Ian Salomão.

Na Sessão Ordinária de 9 de junho, a Câmara aprovou requerimento de autoria do vereador Paraná do Sindicato, questionando a Prefeita sobre a falta de medicamentos e descaso com relação aos usuários do Pronto Atendimento de Paraguaçu Paulista. Segundo Paraná, o requerimento foi motivado pelas constantes reclamações dos munícipes.

De acordo com a justificativa do vereador Serginho, tal questionamento vai ao encontro de inúmeras experiências levadas aos vereadores, que relatam episódios semelhantes sobre mal atendimento daquele órgão de saúde. Atualmente, com as redes sociais, os cidadãos passaram a se expressar de forma mais contundente, relatando as experiências pessoais ou familiares vividas junto ao Pronto Atendimento. “Há denúncias de negligência no atendimento de urgência, que se tivesse sido efetuado de forma regular poderia ter impedido um óbito. Se isso realmente procede, é inadmissível, pois os profissionais envolvidos estão trabalhando com vidas”, disse Serginho.

Ainda de acordo com a justificativa do autor, podem existir abusos por parte de alguns usuários, “porém não é possível crer que uma pessoa procure o Pronto Atendimento altas horas da noite sem que necessite, e não cabe ao profissional julgar ou tentar dimensionar o sofrimento ou dor do usuário, ele tem a obrigação de atender bem, afinal o primeiro atendimento é essencial para o sucesso do restante do tratamento”.

Os serviços do Pronto Atendimento, assim como os serviços especializados de retaguarda médica são custeados pelo município. “Os servidores, sejam eles administrativos, da saúde ou mesmo os médicos que ali prestam serviço, têm a obrigação moral e profissional de bem atender os cidadãos, pois são remunerados para esse fim. Assim, diante de relatos de que os serviços do Pronto Atendimento não estão sendo prestados a contento, necessária se faz a instituição de uma Comissão Especial de Inquérito para averiguar tais denúncias e verificar se os recursos públicos estão sendo aplicados de forma correta”, finalizou o vereador Serginho.

Logo após a leitura do requerimento, houve o sorteio dos nomes dos vereadores para a formação da CEI - Comissão Especial de Inquérito. Na sequencia, os vereadores sorteados tiveram cinco minutos para definir as atribuições de cada um na CEI, ficando estabelecido o seguinte: Serginho como presidente da Comissão; Paraná do Sindicato na função de secretário; Josimar Rodrigues como relator; e Luciana da Adepta e Márcio da São José como membros.

A CEI tem 90 dias para elaborar um relatório, que será levado ao Plenário e apresentado aos vereadores. Nos próximos dias, os vereadores integrantes da Comissão devem se reunir para dar início aos trabalhos.

 

Fonte: Leonardo Volcean - Assessoria de Imprensa da Câmara



i7 Notícias
-->