Energisa Sul-Sudeste orienta: faça o 'arraiá' com segurança e sem acidentes com energia elétrica

Para que todos brinquem com segurança e sem riscos, as tradicionais festas juninas e julinas, a Energisa Sul-Sudeste tem dicas importantes.


Para que todos brinquem com segurança e sem riscos, as tradicionais festas juninas e julinas, a Energisa Sul-Sudeste tem dicas importantes. “Estamos no período de festas, e nesta época é comum observarmos balões nos céus, mas é importante advertir que, soltar balão é crime. Infelizmente, ainda há pessoas que se aventuram na prática, colocando em risco a segurança de muita gente, principalmente quando estes caem sobre a rede elétrica”, orienta Vinicius Alferes de Oliveira Motta, engenheiro de Segurança da empresa.

Segundo Vinícius, é preciso ficar atento a outros cuidados na hora de colocar enfeites, fazer instalações elétricas ou montar as barracas. “Os enfeites como balões e bandeirolas não devem ser amarados nos postes da concessionária e nem confeccionados em papel metalizado. Sempre utilize barbante de algodão, já que outros materiais podem provocar choques elétricos”, explica. 

Outra dica importante: instalações elétricas mal feitas podem provocar curto-circuito, risco de incêndio e interrupção no fornecimento de energia. Por isso, não improvise. “Procure sempre um profissional qualificado e se houver necessidade de uma instalação provisória, solicite a avaliação da Energisa”, explica.

Para as festas tradicionais, as montagens devem ser feitas com segurança e o organizador responsável pelo evento deve encaminhar um projeto elétrico da instalação para à empresa. “Barracas, palanques e palcos devem ser instalados com distância mínima de 1,5 m em relação à rede elétrica. E sempre orientamos os operários a ficarem atentos à distância segura da rede elétrica”, pontua.

O engenheiro alerta ainda, para que as crianças não brinquem com fogos de artifício. “É fundamental destacar que somente os adultos podem manuseá-los, pois podem provocar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, pode causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a localidade”, conclui. 

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->