HEM entrega Centro Médico Aconchego para atender Marília e região

Unidade terá equipamentos para exames e até centro cirúrgico.


Unidade terá equipamentos para exames e até centro cirúrgico

           


 

Com objetivo de voltar ser um hospital geral (além da área de psiquiatria), o HEM (Hospital Espírita de Marília) entrega nesta terça-feira (18), às 10h, o Centro Médico Aconchego. A nova unidade contará com salas para exames, consultórios médicos e até um centro cirúrgico que atenderá casos de pequena e média complexidade.

O Centro Médico vai atender pacientes da cidade e região e estará agregado à Clínica Aconchego, que vai completar dois anos de atividades no mês de setembro, funcionando também como retaguarda clínica aos pacientes. A estrutura vai contar com sala para exames de Raio X, ultrassom, laboratório de análises clínicas (em parceria com o Laboratório São Francisco), três consultórios para atendimento dos pacientes e um centro cirúrgico para atendimento de casos de pequena e média complexidade que deve entrar em funcionamento até o final do mês (o restante da estrutura já estará à disposição dos pacientes a partir de agora).

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Vicente Armentano Jr., o Centro Médico só foi possível mais uma vez graças à participação da sociedade mariliense. Além das campanhas de voluntários, essa nova unidade também contou com doações da Marilan, Grupo ZDA (programa de responsabilidade social), Central Geral do Dízimo Pró-Vida, bem como do Rotary Internacional.

“Nós só temos a agradecer, mais uma vez, à todos os voluntários que realizam campanhas durante todo o ano e aos parceiros que têm nos apoiado na realização de cada um desses projetos que são voltados ao atendimento da população de Marília e região”, enfatizou o presidente, Vicente Armentano Jr. A solenidade de entrega, nesta terça-feira, às 10h, contará com a participação de lideranças da cidade e região.

VOLTA ÀS ORIGENS - Com 68 anos de funcionamento, em sua fase inicial o HEM funcionava como hospital geral, chegando a contar até com maternidade. Mas, posteriormente se transformou em hospital psiquiátrico com objetivo de atender à demanda de pacientes nessa área, sendo referência hoje para 62 municípios de toda a região. Atende atualmente cerca de 200 pacientes, a grande maioria (90%) pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Mas, devido à crise financeira (a tabela SUS está congelada desde 2009 enquanto que os custos dos hospitais sobem todos os meses, como despesas com alimentação, folha salarial e insumos), a direção do Hospital Espírita de Marília teve que mudar novamente o foco de atendimento – como forma de garantir sua sustentabilidade financeira, passando a atuar como hospital geral, através do Centro Médico Aconchego.

 

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->