Médico explica como proceder ao engasgar com alimentos ou líquidos

Manobras simples podem salvar vidas. Aprenda como fazê-las.


Manobras simples podem salvar vidas. Aprenda como fazê-las.

 


O médico clínico geral Dr. Max Henklain falou dos procedimentos que devem ser feitos caso alguém
se engasge com alimentos ou líquidos

 

Vendo as ocorrências de acidentes com engasgo ocorridas nas últimas semanas em Paraguaçu Paulista, que até resultou na morte de uma mulher, de 63 anos, após ingerir o pedaço de um morango, muitos ficaram assustados, pois casos assim podem ocorrer a qualquer momento. Para explicar como resolver esse problema e, o mais importante, como evitá-lo, o médico clínico geral Dr. Max Henklain Magnavita Nogueira, que atende na Unidade Saúde da Família Barra Funda II, dá algumas dicas valiosas, que podem salvar vidas.

De acordo com o Dr. Max, na medicina moderna existe uma manobra simples que pode rapidamente desobstruir as vias respiratórias, chamada Manobra de Heimlich. "São passos fundamentais, que podem ser feito por outra pessoa ou pela própria pessoa utilizando uma cadeira. Isso serve para adultos ou idosos, já no caso de crianças, a pancada nas costas acaba desobstruindo as vias aéreas superiores", explicou o médico.

Veja abaixo as ilustrações de como deve ser feita a manobra de desobstrução das vias respiratórias.

Caso alguém se engasgue:

O procedimento também pode ser feito caso a própria pessoa se engasgue:

Com bebês, o procedimento deve ser feito da seguinte forma:

Outro caso divulgado foi o de Leonardo Claudino, de 2 anos, que no início do mês se engasgou com secreção (catarro) e teve uma parada respiratória. O fato ocorreu quando ele estava com a sua mãe e a sua avó em uma loja de varejo. Policiais militares que passavam próximos ao local realizaram os primeiros procedimentos de desobstrução das vias aéreas e massagem cardíaca, conseguindo desengasgar a criança e fazê-la voltar a respirar. Mesmo assim, ela passou por novos procedimentos e exames no pronto-socorro.

Sobre casos assim, quando a criança apresenta secreção pulmonar, Dr. Max orienta aos pais ou responsáveis a procurar um atendimento médico para que não haja complicações, como ocorreu com Leonardo. "Ao observar que a criança está tendo algum ruído, está roncando à noite, está tendo tosse, procure a avaliação de um médico para realizar a ausculta pulmonar e a observação das vias aéreas, como boca e nariz, porque é importante que se combata uma gripe que não sara depois de 2 ou 3 dias, que é o tempo esperado, pois pode complicar e se tornar uma pneumonia", disse o médico.

O clínico geral comentou ainda que crianças costumam se engasgar comendo alimentos. Ele indica aos pais ou responsáveis "não deixar a criança comer sozinha, sempre estar perto, na supervisão de um adulto, porque às vezes até com água ela acaba se engasgando e com um tapinha e uma sacudida ela já pode melhorar".

Os pais também têm muito medo do bebê recém-nascido regurgitar e engasgar, principalmente durante o sono. Sobre isso, Dr. Max relata que o bebê deve ficar com a barriga virada para cima. "Às vezes, durante à noite, tem o que se chama de refluxo, que popularmente se fala que a criança fica dando gorfadas, e uma dessas gorfadas, se a criança estiver virada para baixo, o liquido sai do estômago e pode entrar pela traqueia, podendo acontecer a broncoaspiração".

Como explicado acima e reforçado pelo médico, quando o bebê se engasga com líquido o procedimento que deve ser feito é: "Coloque a criança de cabeça para baixo, incline um pouco o corpo dela, bate nas costas, que pela própria gravidade aquele líquido que está obstruindo já sairá".



i7 Notícias
-->