Propostas da 8ª Conferência Municipal da Saúde de Paraguaçu são discutidas em reunião

As propostas foram reavaliadas e discutidas em reunião por uma comissão constituída e aprovada pelo conselho e participação de representantes do departamento.


 


Membros do Conselho Municipal da Saúde presentes na reunião extraordinária
 

Na última quarta-feira, 19, foi realizada reunião extraordinária do Conselho Municipal da Saúde, na sede do Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista, que teve como pauta única a apresentação, deliberação e parecer dos membros do Conselho em relação às propostas da 8ª Conferência Municipal da Saúde.

De acordo com a diretora de Saúde, Cristiane Bomfim, estas propostas foram reavaliadas e discutidas em reunião por uma comissão constituída e aprovada pelo conselho e participação de representantes do departamento.

A diretora informou ao conselho que de acordo com a Lei 141/12, todos os municípios têm que se dedicar a elaborar o Plano Municipal de Saúde – PMS -, para tanto é preciso disponibilização para, junto com a equipe e o Conselho Municipal da Saúde, seja realizado o processo de planejamento para quatro anos subsequentes (2018-2021).

Esclareceu ainda que este plano deve ser um produto capaz de orientar a gestão nos rumos a serem tomados, com diagnóstico situacional, diretrizes, objetivos, e principais ações, bem como apontar as fontes e alocação de recursos financeiros para efetivação das ações e programas que devem estar previstos no plano.

“Considerando a necessidade da elaboração do Plano Municipal da Saúde e que o mesmo deve estar coerente com as deliberações da Conferência Municipal de Saúde e levando em consideração que o município de Paraguaçu Paulista realizou a oitava Conferência de Saúde no ano de 2015, este conselho aprovou e deliberou em reunião pela análise das propostas deliberadas e aprovadas da última conferência, avaliando também como as mesmas serão contempladas no Plano Municipal de Saúde. Desta forma, o Conselho Municipal de Paraguaçu Paulista e o Departamento Municipal da Saúde pautaram, em reunião extraordinária do primeiro semestre do primeiro ano de gestão, a apresentação e deliberação das propostas e sua inserção no PMS”, ressalta a diretora.

Cristiane fez ressalva de como serão realizados os trabalhos enfocando que as propostas se mantiverem divididas por eixos: primeiro eixo: Vigilância em Saúde; segundo eixo: Atenção Básica; terceiro eixo: Assitência Farmacêutica; quarto eixo: Média e Alta Complexidade; quinto eixo: Gestão e Trabalho.

Nesta reunião, foram discutidas as propostas, sendo as mesmas de grande relevância às políticas públicas referente à saúde do município.

A diretora de departamento apresentou ainda, por meio de fotos, as propostas que já foram consolidadas pela gestão. O presidente do Conselho, José Roberto, conduziu a reunião e considerou muito importante a iniciativa da gestão municipal.

Cristiane ressaltou que esta gestão vem trabalhando de forma conjunta com o Conselho Municipal da Saúde, demonstrando transparência e parceria. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paraguaçu Paulista



i7 Notícias
-->