Cozido de batata-doce com couve

Experimentar combinação de sabores com a batata-doce é sempre divertido, porque ela se dá bem com uma série de ingredientes.


 

 

Experimentar combinação de sabores com a batata-doce é sempre divertido, porque ela se dá bem com uma série de ingredientes. Com gengibre, curry e pimenta-dedo-de-moça, a raiz ganha ares de comida indiana.

 

INGREDIENTES

5 batatas-doces (cerca de 1 kg)

1 cebola

3 dentes de alho

½ colher (sopa) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 colheres (chá) de curry

1 pimenta dedo-de-moça

2 colheres (sopa) de azeite

2 ½ xícaras (chá) de água

4 folhas de couve

2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada pote)

Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Faça o pré-preparo: descasque e corte as batatas em cubos grandes; transfira para uma tigela e cubra com a água para não escurecer; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e rasgue as folhas de couve com as mãos; lave, seque, descarte as sementes e corte a pimenta-dedo-de-moça em fatias finas. Lave as mãos para que não fiquem ardendo!

2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Acrescente o alho, o extrato de tomate, o curry, a pimenta e o gengibre e mexa por 2 minutos.

3. Junte as batatas com a água, misture para incorporar os sabores do refogado e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos, até a batata ficar macia.

4. Transfira uma concha do caldo com pedaços de batata para um prato fundo e amasse com um garfo. Volte o caldo para a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos para engrossar.

5. Desligue o fogo e misture as folhas de couve - elas cozinham com o calor do caldo. Tempere com sal e sirva a seguir com iogurte.

 

Fonte: panelinha.com.br



i7 Notícias
-->