Programa inédito promove destinação correta de resíduos da construção civil de 27 municípios

Paraguaçu Paulista está entre os municípios que realiza a destinação correta de resíduos da construção civil.


Região do Vale do Paranapanema é destaque na iniciativa e solução de uma questão ambiental enfrentada por administrações municipais de todo o país.
 


 

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap localizado na região do Estado de São Paulo, composto por 27 municípios, entre eles Paraguaçu Paulista, tem promovido a destinação correta de toneladas de resíduos da construção civil graças a um Programa inédito, que tem apresentado resultados positivos ao meio ambiente e a administração pública dos Municípios Consorciados, solucionando uma questão ambiental e também financeira enfrentada atualmente por municípios de todo o país.

O Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil – Proben/RCC foi conquistado através do Convênio firmado entre Civap e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em 2009. Ele proporciona aos Municípios Consorciados a utilização de um equipamento móvel de trituração de resíduos da construção civil. Para a implantação do Programa foram adquiridos um caminhão, um triturador e um gerador. Para o beneficiamento dos resíduos os municípios oferecem um espaço específico para as atividades do equipamento e uma pá carregadeira com operador.

O Programa começou a operar em março de 2012 após o investimento de 800 mil reais. Somente nas primeiras 30 horas de trabalho a ‘usina móvel’ registrou o processamento de cerca de 3.000 mil toneladas de resíduos, que foram utilizados no cascalhamento de estradas rurais , aterros e cabeceiras de açudes .

O PROBEN/RCC do Civap visa destinar de maneira ambientalmente correta uma média de 15 mil toneladas/mês de resíduos produzidos em toda a região do Vale. A reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos da construção civil - RCCs possuem grande relevância para o controle e minimização dos problemas ambientais causados pela geração destes resíduos.

No processo todos os RCCs serão triados e vistoriados, a fim de não conter materiais contaminantes patogênicos ou de outra ordem, como também materiais que não procedem de RCC, como resíduos sólidos urbanos não inertes. Estes resíduos são depositados em local indicado por cada Município Consorciado a fim de facilitar o manuseio e a operação. Na triagem os materiais poderão ter as seguintes classificações e destino: - resíduos classe A; - resíduos classe B (materiais recicláveis) triados deverão ser encaminhados para a reciclagem; resíduos classe C (gesso) triados deverão ser encaminhados para a destinação final quando não passíveis de reciclagem; resíduos classe D triados deverão ser armazenados em local protegido de chuva e vento para posteriormente ser descartados em aterros de resíduos perigosos. Após o beneficiamento os resíduos são considerados de “Bica Corrida” e podem ser utilizados para sub-base de pavimentos rodoviários e regularização de vias não pavimentadas. O Programa é coordenado pelo Civap e está em acordo com os objetivos definidos no Plano de Saneamento de Resíduos Sólidos e Manejo de Resíduos do Consórcio.

Em 2016 a usina móvel processou mais de 20 mil toneladas de resíduos da construção civil. Neste ano o Programa esteve em funcionamento nos municípios de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Ocauçu, e na sua sequencia estará no município de Candido Mota até o próximo agendamento.

Compõem atualmente o Consórcio os municípios de Assis, Bastos, Borá, Cândido Mota, Campos Novos Paulista, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Ocauçu, Palmital, Pedrinhas Paulista, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista,  Palmital, Platina, Quatá, Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo, Taciba e Tarumã. Para saber mais sobre o Consórcio, conhecer o Plano de Saneamento de Resíduos Sólidos e Manejo de Resíduos completo, interessados podem acessar o site www.civap.com.br.

 

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->