Menor município de SP registra aumento de uma pessoa em um ano após mudança na lei

Ana Sofia foi registrada na cidade onde família mora apesar de ter nascido na maternidade de Paraguaçu Paulista.


Levantamento do IBGE apontou crescimento populacional em Borá. Ana Sofia foi registrada na cidade onde família mora apesar de ter nascido na maternidade de Paraguaçu Paulista.

 


Ana Sofia é a mais nova moradora de Borá (Foto: Reprodução / TV TEM)
 

Borá, a menor cidade do estado de São Paulo e segunda menos populosa do país, ganhou um novo morador entre 2016 e 2017, segundo o último levantamento divulgado pelo IBGE, passando de 838 para 839 habitantes.

Isso só foi possível devido a uma mudança na lei de registro de novos nascimentos. Até então, somente poderia constar na certidão os municípios que tivessem maternidades, mas a partir de agora, os pais podem escolher o local de registro da criança.

A nova moradora de Borá é a pequena Ana Sofia de 5 meses. Como a cidade não tem maternidade, o parto da bebê foi realizado em Paraguaçu Paulista (SP). Com a mudança na lei, os pais escolheram registrar Ana Sofia em Borá, cidade onde a família mora.

Mudança na lei permitiu registro de nova moradora de Borá

Os pais fizeram questão de registrá-la como boraense. “Nós já morávamos aqui, e por mais que ela tenha nascido lá na maternidade de Paraguaçu Paulista, nós decidimos registrar como boraense, afinal ela é moradora de Borá”, afirma a mãe da Ana Sofia, a dona de casa Roseana Evangelista dos Santos.

Com essa escolha dos pais de Ana Sofia, a cidade registrou um tímido, mas reconhecido crescimento.

"Saiu essa nova lei e agora a gente pode registrar na cidade que quiser. Por isso nós decidimos que ela seria moradora de Borá. Eu fico feliz porque isso ajuda a crescer mais a cidade, que é pequena”, completa Roseane.

E a cidade se animou com esse novo morador, já que desde o primeiro levantamento realizado pelo IBGE, em 1970, Borá só tem encolhido. “Eu acho que Borá tem que crescer mais ainda”, acredita o motorista Aparecido Nunes.

No entanto, para parte dos moradores uma coisa não pode mudar na cidade, mesmo com novos habitantes – a tranquilidade do interior. "Eu acho que tem que continuar do jeito que está, porque com o crescimento da cidade, eu acho que problemas maiores surgem também e assim está ótimo pra se viver", reforça a conselheira tutelar, Patrícia Ribeiro.

 


Borá é uma cidade bem tranquila, segundo moradores  (Foto: Reprodução/ TV TEM)

 


Cidade é a menor do estado de SP e a segunda menos populosa do Brasil (Foto: Reprodução / TV TEM)

 

 

Fonte: G1 Bauru e Marília



i7 Notícias
-->