Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer: mais de 20 anos de serviços prestados à população

A APCC possui 25 voluntários e mais de 1.000 sócios.


Desde a sua fundação, em 1995, a APCC tem como presidente France Matheus 

 


A Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer fica localizada na  Rua Santos Dumont, 323 – Centro
 

Este mês de outubro é dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama, por isso ganhou-se o nome de ‘Outubro Rosa’, onde são realizadas campanhas de prevenção no Brasil e em vários países. Em Paraguaçu Paulista, uma grande realizadora dessa campanha é a Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer, que desempenha várias ações informando às mulheres da importância de uma melhor qualidade de vida, da realização do autoexame e da mamografia. Mas essa é uma pequena parcela dos vários serviços que a Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer presta à população.

À frente da APCC desde a sua criação, em 1995, a presidente France Matheus nos contou um pouco sobre esse importante trabalho realizado não apenas aos pacientes com câncer, mas também com toda a população.

“Damos toda a assistência, como medicamentos, complementos alimentares, frutas, verduras, legumes, fazemos inclusive visitas domiciliares. Para os pacientes carentes, damos toda a assistência, uma assistência ampla, tanto é que já chegamos a pagar por mês R$ 9 mil em medicamentos. Além disso, sempre trabalhamos com a prevenção, porque sabemos que prevenir sempre é melhor que remediar”, explicou a presidente.

France contou-nos também que sabe na pele o sofrimento de uma pessoa com câncer, pois já foi vítima da doença, e conseguiu se curar rapidamente graças aos exames que realiza regularmente. “Eu tive um tumor muito pequeno na mama, que só com uma cirurgia e radioterapia já resolveu. Não teve mutilação e nem precisei passar pela quimioterapia. Isso porque sempre no mês do meu aniversário eu faço a mamografia e constantemente faço o autoexame da mama. É o que toda mulher deve fazer”, disse ela.

Após este episódio em sua vida, France ingressou na ajuda aos pacientes com câncer, iniciando pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, em 1988, que após alguns anos se transformou na Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer. “Com a criação da Associação passamos a ser independentes. Ajudamos o hospital de Jaú, mas em primeiro lugar é o paciente”, relatou a presidente.

Ainda segundo France, a APCC possui 25 voluntários e mais de 1.000 sócios. “São os sócios que sustentam a entidade. Neste ano, estamos ainda sem a subvenção, aí são os sócios que estão à frente.”

Sobre o Outubro Rosa, France falou que esses meses destinados a algum tipo de câncer são de grande valor para a conscientização da prevenção. “Acho muito legal. Todo mundo quer aparecer com algo rosa e isso chama a atenção, principalmente das mulheres, e quem sabe assim algumas percebem a importância do autoexame, da prevenção.”

Nesta terça-feira, às 20h, no Rotary Club, a Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer fará o lançamento do ‘Calendário Outubro Rosa’. Toda a população está convidada a participar.

Você também pode ser um voluntário ou um sócio da APCC. Basta ir até a sede da instituição, situada na Rua Santos Dumont, 323 – Centro, ou entrar em contato pelo telefone (18) 3362-4520.



i7 Notícias
-->