08/11/2017 - USUÁRIO DE CRACK

Após ficar 'comovido' com conselhos de vítima, usuário de droga desiste de roubá-la


Adolescente, de 13 anos, teria o celular subtraído quando disse ao indivíduo que ele poderia ter uma vida melhor, em Presidente Prudente.

 


Ocorrência foi apresentada na Delegacia Participativa da Polícia Civil em Presidente Prudente (Foto: Stephanie Fonseca/G1)
 

Uma adolescente, de 13 anos, quase foi roubada quando seguia a caminho de uma escola estadual localizada na Vila Marina, em Presidente Prudente, por volta das 7h30 desta segunda-feira (6). Entretanto, o autor, de 21 anos, após ser aconselhado pela própria vítima e ficar “comovido”, desistiu de praticar o crime. Ele foi localizado pela Polícia Militar e detido para esclarecimentos na Delegacia Participativa da Polícia Civil. Uma faca foi apreendida pela corporação.

Uma equipe soube, via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), de uma tentativa de roubo próximo a uma escola estadual, na Vila Marina, assim como das características do suspeito.

Ao patrulhar pelas proximidades, a PM localizou o suspeito, que estava em companhia de outro indivíduo. Ambos foram abordados e um deles identificado como o autor da tentativa de roubo. No bolso dele, os militares encontraram uma pequena faca.

Questionado, o suspeito negou que teria tentado roubar a vítima, entretanto, após ser reconhecido pela adolescente por meio de uma fotografia, ele se retratou e confessou a prática.

 

‘Comovido’

Conforme declarou o indivíduo, com a faca, ele anunciou o assalto para a estudante com o intuito de roubar um celular, contudo, após receber conselhos da própria vítima, “comovido, desistiu e deixou o local sem feri-la e subtrair qualquer objeto”.

A vítima contou que caminhava quando foi abordada pelo indivíduo, que com a faca anunciou o assalto. Entretanto, após explicar que o celular era de uso pessoal, que sua mãe ainda o pagava e dar-lhe conselho para sair dessa “vida errante”, ele desistiu de praticar o assalto e até “apertou-lhe a mão agradecendo”.

Em seguida, o homem desceu a rua e se juntou com o outro abordado, entretanto, não pode confirmar se há um vínculo do segundo indivíduo com o comportamento do autor.

 

A caminho da escola

Junto com a mãe, a estudante relatou que, logo pela manhã, caminhava para ir à escola, quando passou por um indivíduo que estava parado. Logo em seguida, o tal homem passou a caminhar atrás da vítima e então perguntou a hora. Após consultar o celular, que estava no bolso, informou-lhe o horário e continuou a andar.

Na sequência, o mesmo indivíduo, que estava sozinho, passou pela adolescente, sacou a arma, anunciou o assalto e disse à vítima que lhe entregasse o celular. Neste momento, a menina passou a conversar com o autor e lhe deu conselhos para deixar a criminalidade, “pois se tratava de uma pessoa jovem e com muitas oportunidades na vida”.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, aparentemente o indivíduo estava drogado e começou a tremer. Assim, antes mesmo de se apossar do celular da vítima, ele pediu-lhe desculpas e, após apertar-lhe a mão, foi embora sem ferir a menina e sem levar nada.

Após o indivíduo ir embora, a vítima foi até a escola e informou funcionários sobre o ocorrido. A Polícia Militar foi acionada e a menor ainda colocou que, ao se afastar, o autor se aproximou de outras duas pessoas que estavam a cerca de um quarteirão e que não participaram da ação criminosa.

Já o indivíduo declarou ser usuário de crack e maconha desde os 12 anos e que por conta do vício já foi preso pelos crimes de tráfico de drogas e de furto, bem como passou a morar na rua e que não tem filhos.

Ele relatou que nesta segunda-feira (6), para adquirir a droga para consumo pessoal, tentou roubar o celular de uma pedestre se utilizando de uma faca. Porém, logo após anunciar o assalto, passou a ser aconselhado pela vítima sobre a nocividade daquele comportamento e da possibilidade de uma nova vida. O indivíduo também foi informado de que o aparelho celular era de uso pessoal e que sequer havia sido pago.

Diante do aconselhamento por parte da vítima, ele afirmou que ficou “muito comovido”, pois comumente é hostilizado em todos os setores da sociedade por conta de seu estado pessoal, mas ao receber o conselho da vítima decidiu que de fato deveria mudar de vida. Assim, após a conversa, sem feri-la ou subtrair qualquer coisa, apertou-lhe a mão como sinal de agradecimento e deixou o local.

Logo depois, ele encontrou um conhecido, também usuário de droga, e até chegaram a discutir por questões relacionadas ao uso de entorpecentes. O indivíduo também declarou que agiu sozinho.

Com as situações, o fato foi registrado como constrangimento ilegal e contravenção penal de porte de arma.

O homem envolvido foi liberado pela polícia.

 

Fonte:  G1 Presidente Prudente


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM


20/11/2017 - Motociclista de Assis morre em acidente no Paraná


20/11/2017 - Bombeiros de Assis resgatam cachorra com cabeça presa em cano


18/11/2017 - Duas pessoas morrem após ônibus com familiares de detentos capotar em Maracaí


17/11/2017 - Motociclista morre após bater em veículo em avenida de Tupã


16/11/2017 - Motorista perde controle e capota veículo em Avenida de Assis


16/11/2017 - Idosa engasga com pão e é salva após orientações por telefone em Tupã


14/11/2017 - Campanha de Natal em Quatá arrecada toneladas de alimentos


14/11/2017 - Carcereiro é agredido por preso na cadeia de Lutécia; assista ao vídeo


13/11/2017 - Tupãense morre ao capotar o carro na Rodovia Marechal Rondon


13/11/2017 - Criança ajuda mãe vender HiperSaúde, comove assisenses e ganha bicicleta


13/11/2017 - Pescador de Cândido Mota desaparece no Rio Paranapanema após barco virar


11/11/2017 - Homem é preso suspeito de agredir a avó por causa de drogas em Marília


10/11/2017 - Acidente deixa vítima fatal na rodovia SP-333


09/11/2017 - Bombeiros de Marília salvam gatinhos de incêndio em casa que estava vazia


09/11/2017 - Comparsa de homem preso com 700 kg de maconha é detido com mais droga em Ibirarema


08/11/2017 - Após formar filhos, aposentada de 77 anos sonha em fazer faculdade: 'Chegou a minha vez'


06/11/2017 - Filhotes de macaco-prego são apreendidos em bagageiro de ônibus em Ourinhos


04/11/2017 - Em tentativa de fuga, detento agride carcereiro e o toma como refém em Lutécia


03/11/2017 - Adolescente de 13 anos é esfaqueada pela própria irmã na região de Tupã


03/11/2017 - Mais um assisense ganha na loteria, desta vez na Lotofácil


03/11/2017 - Carro fica destruído após ser atingido por ônibus em cruzamento em Assis


02/11/2017 - Homem ateia fogo na casa e tenta esfaquear os pais em Marília


02/11/2017 - Mulher morre em Cândido Mota após ser atropelada durante caminhada


31/10/2017 - Motorista morre e duas crianças ficam feridas em acidente com veículo escolar em Rancharia


31/10/2017 - Acidente envolve nove veículos e deixa motorista preso às ferragens em Marília


30/10/2017 - Clima ajuda e safra de melancia deve ser boa em Oscar Bressane


30/10/2017 - Parapente enrosca em árvore e bombeiros resgatam homem a 20 metros de altura em Marília


28/10/2017 - Polícia acha quase 300 quilos de maconha em carro abandonado em Marília


27/10/2017 - Homem é prensado por caminhão sem freio em Marília


26/10/2017 - Gato prende a cabeça em carretel e é socorrido pelos bombeiros em Tupã