Policial de Marília é finalista em prêmio por bravura após socorrer amigos paraguaçuenses

O concurso está sendo realizado em etapas Regionais e, posteriormente será feita a votação em âmbito Nacional.


 


Soldado da Polícia Militar Renato Taroco com viatura que utilizou na ocorrência (Foto: Divulgação)
 

O soldado Renato Taroco, do 9º Batalhão da Polícia Militar, de Marília, é finalista na categoria bravura na etapa Sudente do Prêmio Heróis Reais, concurso nacional que homenageia agentes de segurança pública do Brasil.

O concurso está sendo realizado em etapas Regionais e, posteriormente será feita a votação em âmbito Nacional. Para a disputa Sudeste, os votos poderão ser dados a partir de sábado (11) por meio do site da campanha. [clique aqui]

A votação vai até o fim do mês e nos últimos dias Taroco esteve em Vitória (ES) para gravações onde conta sobre seu ato heroico. As votações nacionais vão de primeiro a 15 de dezembro.

Dentre os critérios de avaliação estão: prática de ato incomum de coragem; audácia no cumprimento do dever ou além deste, exteriorizada em feitos úteis às operações policiais; e resultados alcançados e exemplo dado no cumprimento do dever.

 

Taroco

A história que levou Taroco ao concurso impressiona. Em uma madrugada em abril de 2015, na rodovia Manílio Gobbi (SP-284), no entorno da cidade de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília), o soldado sofreu diversas lesões durante serviço ao socorrer dois colegas de farda.

As vítimas haviam sofrido um acidente de trânsito envolvendo viatura e um veículo Volkswagen Golf, conduzido por um fugitivo.

Taroco fazia o acompanhamento do automóvel em fuga conduzido por um acusado de tentativa de homicídio na cidade de Echaporã (distante 41 quilômetros de Marília) que ia no sentido de Paraguaçu.

O motorista, na tentativa de se suicidar, jogou o veículo contra a viatura onde estavam as vítimas que atuavam no apoio ao cerco policial. O impacto se deu a quase 200 quilômetros por hora.

Com a colisão os policiais foram arremessados para fora da viatura, que caiu por cima deles. Os carros começaram a pegar fogo e Taroco partiu para o salvamento tanto dos militares, quanto do motorista que causou o acidente.

Durante o resgate, Taroco sofreu diversas lesões na parte direita do corpo, abrangendo braço, coluna, cocha, panturrilha e tornozelo em circunstância de alto risco e gravidade.

Por conta dos ferimentos, o motorista e um dos policiais que ficou debaixo da viatura, infelizmente, acabaram falecendo.

No entanto, ficou a marca da bravura de Taroco no episódio. Mesmo diante da situação e do intenso sofrimento das lesões sofridas, ele não se absteve do seu compromisso com a defesa da vida.

 


Ficou a marca da bravura de Taroco no episódio (Foto: Divulgação)

 

Fonte: Marília Notícia



i7 Notícias
-->