Carcereiro é agredido por preso na cadeia de Lutécia; assista ao vídeo

Segundo eles, no dia da agressão, vítima estava sozinha e deveria ter pelo menos mais um carcereiro.


Após o fato, funcionários do local denunciaram a falta de infraestrutura e efetivo. Segundo eles, no dia da agressão, vítima estava sozinha e deveria ter pelo menos mais um carcereiro.

 


Imagens mostram carcereiro sendo agredido na cadeia de Lutécia
 

OTEM Notícias teve acesso nesta segunda-feira (13) ao vídeo do circuito de segurança da cadeia de Lutécia (SP) que mostra um dos carcereiros do local sendo rendido e agredido por um dos presos. O fato aconteceu no dia 2 de novembro e nesta segunda-feira, a vítima falou sobre o ataque.

O preso que aparece nas imagens foi o último a ser recolhido porque era o responsável pela faxina do local. Mas, em vez de entrar na cela ele parte para cima do carcereiro. A vítima que não quis se identificar conta que o preso carregava uma faca feita artesanalmente.

 


Preso rendeu o carcereiro com uma faca artesanal quando era recolhido à cela em Lutécia (Foto: Reprodução/ TV TEM)

 

“Nesse momento ele me pega de surpresa com um objeto que a gente chama de 'espeto', que uma espécie de faca artesanal que eles fazem com alguns metais que eles tiram das grades, das telas, e ele enfia no meu pescoço e ele fala que era para fugir, que eu não me mexesse e que ele iria me matar."

A agressão dura quase três minutos e durante esse período a cela permaneceu aberta. A vítima conta que dentro dela havia outros quatro presos.

“Os demais presos não saíram do xadrez e eu não sei o motivo. E eu entendi que foi uma iniciativa dele. Eu fiquei com medo de morrer, ele não tem nada a perder, eu tenho a minha vida toda pela frente.”

 


Preso também chega a render outro detento quando o carcereiro consegue se soltar em Lutécia (Foto: Reprodução/TV TEM)
 

As imagens mostram ainda que o carcereiro consegue se libertar e tranca um dos portões de acesso. O preso então faz outro detento refém e a violência só termina com a chegada do delegado.

A cadeia de Lutécia é para presos provisórios que aguardam uma vaga em uma penitenciária da região. O prédio fica junto com a delegacia e de acordo com a polícia tem em média 35 presos por dia.

Após a agressão, funcionários da cadeia denunciam que o local não tem infraestrutura adequada. Teria apenas um carcereiro por turno quando o obrigatório é no mínimo dois. Por isso a vítima estaria sozinha recolhendo o preso no dia da agressão.

Segundo o delegado seccional Newton Calasans Júnior, responsável pela administração da cadeia, a falta de efetivo não justifica a conduta do carcereiro. Para ele, a agressão poderia ter sido evitada.

 


Carcereiro contou os momentos de tensão após ser rendido pelo preso na cadeia de Lutécia (Foto: Reprodução/ TV TEM)
 

“Toda vez que o carcereiro entra na cadeia, tem que ter outro na porta, então naquele dia havia um carcereiro nas dependências da cadeia. Mesmo com um quadro enxuto, as necessidades são sempre atendidas”, afirma o delegado.

Um boletim de ocorrência por lesão corporal foi registrado contra o preso e ele foi transferido para a cadeia de Mirandópolis.

 

Fonte: G1 Bauru e Marília



i7 Notícias
-->