Comissão é aberta na Câmara para apurar possíveis irregularidades envolvendo operação tapa-buracos

O requerimento para instituição da CEI é de autoria do vereador Serginho, com assinatura de apoio dos vereadores Josimar Rodrigues, Ian Salomão, Paraná do Sindicato, Junior Baptista e Vitor Bini.


 


Comissão de Inquérito investigará o serviço de tapa-buracos no município
 

Foi instaurada na noite de segunda-feira (20), em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, mais uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). Desta vez para apuração de possíveis irregularidades referentes a ação ou omissão na realização do serviço de tapa-buracos no município. O requerimento para instituição da CEI é de autoria do vereador Serginho, com assinatura de apoio dos vereadores Josimar Rodrigues, Ian Salomão, Paraná do Sindicato, Junior Baptista e Vitor Bini.

De acordo com a justificativa do requerimento, “além de não sanar totalmente os problemas existentes, o pouco serviço realizado deixou a desejar com relação à má qualidade de sua execução, inclusive com o uso indevido de uma mistura composta de cimento, terra e água no lugar de massa asfáltica apropriada, ocasionando o desperdício de recursos públicos e sérios prejuízos à população paraguaçuense”.

Segundo dados obtidos no Portal da Transparência municipal, foram realizadas pelo Poder Executivo algumas licitações para execução dos serviços de tapa-buracos nas ruas da cidade. “Apesar das licitações realizadas, foram poucas as soluções quanto a eliminação dos buracos das ruas”, disse o vereador Serginho.

Sobre os fatos, em resposta a requerimento aprovado pela Câmara, a prefeita informou que a eficácia do solo cimento para recuperação de base do pavimento é tecnicamente comprovada, inclusive com indicação e orientações de técnicos do DER.

Para o vereador Serginho, “não é isto que temos visto pelas ruas da cidade. Nós vereadores, juntamente com a população, temos notado o abandono, até mesmo certa omissão, com relação a recuperação das ruas da cidade, as quais estão em uma situação mais insustentável do que aquela de 2016, quase uma calamidade pública. Essa situação causa contrariedade à população, prejuízos em veículos, risco de vida devido aos acidentes constantes, afrontando diretamente o direito de ir e vir dos cidadãos que pagam os seus impostos”.

A mistura solo cimento (cimento, terra e água) foi informada pelo Executivo como sendo uma solução tecnicamente comprovada para a recuperação da base do pavimento, inclusive com orientação de técnicos do DER. “Na prática, o que vimos foi essa mistura sendo levada pelas águas das chuvas enxurrada abaixo, mesmo destino do dinheiro dos cidadãos que foi investido nesse serviço”, enfatizou Serginho.

Ao final da justificativa, o vereador Serginho expôs que “quase no encerramento de 2017, necessário que esta Casa investigue a ação ou até mesmo omissão na realização desses serviços públicos, detectando as irregularidades que por ventura houverem, pois, abeirando-se da época das chuvas mais intensas, a situação do município tende a piorar demasiadamente, sendo a população a maior prejudicada pelas políticas públicas erradas”.

Logo após a leitura do requerimento, houve o sorteio dos nomes dos vereadores para a formação da CEI - Comissão Especial de Inquérito. Na sequencia, os vereadores sorteados tiveram cinco minutos para definir as atribuições de cada um na CEI, ficando estabelecido o seguinte: Serginho como presidente da Comissão; Luciana da Adepta na função de secretária; Josimar Rodrigues como relator; e Paraná do Sindicato e Márcio da São José como membros.

A CEI tem 90 dias para elaborar um relatório, que será levado ao Plenário e apresentado aos vereadores. Nos próximos dias, os vereadores integrantes da Comissão devem se reunir para dar início aos trabalhos.

 

Fonte: Leonardo Volcean -  Assessoria de Imprensa da Câmara



i7 Notícias
-->