Paraguaçu realiza 27ª Prova Pedestre José de Oliveira Melo

A prova contará com o percurso de 6 km para corrida e 3 km para caminhada.


 

Domingo será dia de corrida tradicional em Paraguaçu. Dia 10, às 9h, no Centro de Convergência, acontecerá a 27ª edição da Prova Pedestre José de Oliveira Melo. A prova contará com o percurso de 6 km para corrida e 3 km para caminhada.

Ainda dá tempo de se inscrever pelo site www.onsport.com.br ou pelo telefone (18) 99657 7615 (Rafael Fidalgo). Os valores são R$ 30,00 para corrida e R$ 15,00 para caminhada. Haverá medalha de participação para todos inscritos no evento. Além da inscrição, o atleta deverá trazer um material de higiene ou limpeza que serão doados à APAE de Paraguaçu Paulista.

 

JOSÉ DE OLIVEIRA MELO – O ATLETA

Ícone das corridas de rua desde tempos remotos e figura de destaque na região, José de Oliveira Melo, o Melão, tem suas memórias relembradas e festejadas neste evento organizado pela família e amigos.

Reza a lenda que Melão iniciou suas aventuras nas corridas após ser convidado a representar o Tiro de Guerra numa prova que seria realizada em Paraguaçu, nos anos de 1958. Desde então, foram 53 anos de corridas em que foram amealhados mais de 500 troféus e medalhas. Melão era dono de um jeito bem peculiar e um estilo próprio. Vários relatos de amigos e parentes descrevem-no como uma pessoa simples, amante das corridas, competitivo, que dispensava luxo e tecnologia ao participar das provas.

Seu amor pelas corridas era tamanho que, vez por outra, ele se deslocava até as cidades onde as provas seriam realizadas a pé, de moto, de bicicleta ou qualquer outro veículo disponível. Houve casos em que Melão chegou a dormir na praça no dia anterior para participar de uma corrida. Não tinha uma rotina periódica de treinos. Simplesmente corria quando queria, quando desejava, não importava a circunstância ou razão.

Foi um grande incentivador das corridas em Paraguaçu. Devido a isso, seus amigos e seu tio organizaram há 27 anos a primeira corrida em sua homenagem. Nos anos 1990, o Senhor Aparecido Melo, tio do Melão, reuniu um grupo de corredores e realizou a primeira prova. E foi um sucesso, numa época em que a corrida de rua não era popular. Mas o Melão era popular! Sua presença era suficiente para reunir uma pequena multidão. E na segunda edição da prova foram cerca de 600 corredores, sendo que, nessa época, apenas os 10 primeiros colocados recebiam troféus e prêmios. Muitas vezes a premiação dos vencedores das competições era feita com troféus e medalhas ganhas pelo Melão em outras provas que ele participava.

Realmente, a figura do Melão atraia os amantes das corridas, disso não há dúvidas. Em cada cidade da região há sempre alguém com uma história pra contar, uma lembrança, uma referência a este grande ícone das corridas. É por isso que hoje, ao realizar a 27ª corrida do Melão, Paraguaçu festeja e se alegra. Que a memória deste grande homem jamais seja esquecida e que domingo o Sol apareça para brilhar e iluminar as ruas da cidade, por que neste dia nós vamos correr!

 

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->