Unimed Assis reúne cooperados com equipe clínica de Marília

O evento abordou o tema “Tratamento Emergencial AVCI Agudo”.


 


O evento contou com a presença da equipe clínica da Santa Casa de Marília 
 

Na noite de quarta-feira, 6 de dezembro, a diretoria da Unimed Assis promoveu um evento entre seus cooperados com a presença da equipe clínica da Santa Casa de Marília da área de neurologia que abordou o tema “Tratamento Emergencial AVCI Agudo”.

A programação teve início com Dr. Luiz Henrique Stefano que falou sobre a Epidemiologia do AVC, seguindo com Dr. Jeferson Santiago sobre Tratamento Clínico do AVC – Fase Aguda, depois Dr. Osmi Hamamoto que abordou Trombectomia Mecânicano AVC Isquêmico e encerramento com Dr. Ruy Okaji sobre Casos Clínicos com Trombectomia.

De acordo com Dr. Luiz Henrique Stefano uma estimativa da OMS prevê para 2030 que 12 milhões de pessoas terão AVC no mundo. “É uma grande epidemia, sendo a principal causa de incapacidade e a segunda causa de mortalidade. Em nossa região, existe um estudo de que 150 pessoas serão acometidas pela doença a cada ano, de cada 10, 7 pessoas terão AVC”. E acrescenta a importância da prevenção: “é preciso ter qualidade de vida; fatores como estresse, hipertensão, diabetes, tabagismo e colesterol alto colaboram para a incidência da doença. É preciso ter uma alimentação adequada e praticar atividade física, além do acompanhamento de um cardiologista”.

O médico neurologista Dr. Jeferson Santiago explica que quanto antes o paciente chegar ao pronto atendimento, maior a chance de ser tratado. “Quanto mais rápido o acesso ao tratamento, melhor. Trabalhamos com o máximo de 4 horas e meia para alcançarmos bons resultados”. O neurocirurgião Dr. Osmi Hamamoto afirma que além da medicação convencional é possível outro tipo de tratamento. “Quando existe oclusão de artéria de maior tamanho fazemos o procedimento cirúrgico com a inclusão de um cateter para a retirada do coagulo no cérebro”.

Dr. Ruy Okaji, chefe da equipe que fica disponível 24 horas por dia na Santa Casa de Marília, ressalta que com este trabalho realizado há três anos já tem bons resultados, obtendo recuperação em 70% dos casos. “É uma mudança de paradigma, onde transformamos uma evolução clínica de déficit neurológico parcial, total e até grande risco de óbito numa grande chance de recuperação, incluindo a capacidade do paciente retornar em até 15 dias para casa, e na maioria dos casos, sem sequelas”.

Para o presidente da Unimed Assis, Dr. Elyseu Palma Boutros, trazer essa equipe médica para Assis proporciona uma troca de experiência muito importante. “Tudo isso faz com que os cooperados se relacionem e estreitem os laços, resultando no atendimento ao beneficiário”. O diretor superintendente, Dr. Eduardo Henrique Areas Gonçalves, explica que o objetivo principal dessa iniciativa “é difundir conceitos científicos dentro da classe médica, através de novos mecanismos de tratamento que colaboram para a mudança de vida das pessoas, gerando impacto de qualidade”.

 

 

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->