Escola 'Maria Ângela' passa a oferecer ensino em tempo integral para alunos do Ensino Médio

O currículo da escola será totalmente diferente também.


 

 

A E.E. Profa. Maria Ângela Batista Dias inicia o ano de 2018 com uma novidade: a oferta de educação em tempo integral para adolescentes que estarão cursando o Ensino Médio.

Em meados de 2017, a unidade foi selecionada dentre tantas outras no estado de São Paulo para integrar um grupo de escolas piloto que funciona oferecendo educação em tempo integral. Os critérios utilizados par a escolha levaram em consideração a estrutura física da escola, os resultados em avaliações externas e as características socioeconômicas da clientela atendida. Após aprovação do Conselho de Escola, a “Maria Ângela”, como é carinhosamente chamada por alunos e professores, iniciou um processo de adequação de seu quadro de professores, gestores, bem como sua metodologia e proposta pedagógica.

Desta maneira, o ano de 2018 promete ser um tempo de grandes mudanças para todos, alunos, pais, professores e equipe gestora, visando alcançar a excelência no ensino, mas também auxiliar o aluno na construção de seu projeto de vida. Aliás, todo o modelo pedagógico do Programa Ensino Integral (PEI) ao qual a escola está agora associada, tem como princípio a educação interdimensional, que valoriza sim  o desenvolvimento do intelecto, porém, equilibrado com aspectos como convivência, sociabilidade, criatividade, subjetividade e afetividade; os quatro pilares da educação, aprender a conhecer, fazer, conviver e ser; a pedagogia da presença, em que o educador se faz presente na vida dos alunos, auxiliando seu desenvolvimento intelectual , emocional e social; e o protagonismo juvenil, em que o aluno é sujeito e objeto da ação no desenvolvimento de suas potencialidades.

O currículo da escola será totalmente diferente também. Além de oferecer as disciplinas básicas do currículo oficial, haverá a oportunidade de ter contato com conteúdo mais dinâmico e diferenciado dentro das disciplinas eletivas, que serão ofertadas pelos professores a partir do interesse dos alunos. As eletivas poderão auxiliar os alunos a concretizar seu projeto de vida na medida em que o ajudam a desenvolver as competências necessárias à plena realização de seus planos para a sua jornada pessoal. Também os clubes juvenis prometem aglomerar os adolescentes em torno de temas, discussões e ações de seu interesse e relevantes para a sociedade. Todos os alunos serão tutoreados de perto pelos professores, cujo objetivo principal é auxiliá-los a desenvolver a autonomia e a autoconfiança fundamentais na busca da afirmação como ser humano e na inserção consciente e produtiva na sociedade.

O pontapé inicial para essa nova jornada acontecerá dia 05 de fevereiro de 2018, momento em que uma equipe de alunos e professores da E. E. Carolina Burali de Assis, também de Ensino integral, virá a Paraguaçu fazer o acolhimento dos alunos da Escola Maria Ângela, neste novo modelo. Há atividades agendadas para toda a comunidade escola durante a semana de 5 a 9 de fevereiro, conforme tabela a seguir.

Se você deseja que seu filho ou parente tenha a experiência de estudar no Programa de Ensino Integral da EE Profa. Maria Ângela Dias pode entrar em contato com a secretaria da escola pelo telefone 3361-4010. Para os alunos que já estão matriculados, aguardamos vocês ansiosamente e temos certeza que a experiência de todos neste novo modelo será transformadora. 

 



i7 Notícias
-->