Prefeita participa de lançamento de programa Internet para Todos

Há a possibilidade dos distritos de Roseta, Conceição do Monte Alegre e Sapezal passarem a contar com acesso a internet banda larga, via satélite, sem custos para o município.


 

 

Foi realizado na Câmara Municipal de Ourinhos, na última segunda-feira, 15, o lançamento do programa “Internet para Todos”.

Na ocasião, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou o programa que tem como objetivo levar conectividade a 100% do território brasileiro. Prefeitos e vereadores da região também estiveram presentes. A prefeita Almira Garms participou do evento acompanhada dos técnicos Paula Stella Loureiro e Wilson Spavier.

Há a possibilidade dos distritos de Roseta, Conceição do Monte Alegre e Sapezal passarem a contar com acesso a internet banda larga, via satélite, sem custos para o município. “Para as prefeituras, o Internet para Todos chega a custo zero, mas o ministério projeta um custo de R$ 30,00 aos munícipes”, explicou o ministro.

O acesso à internet será instalado nas unidades escolares e futuramente nas unidades de saúde.

O Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. “Hoje, 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente, enquanto 30% não tem acesso à rede, o que dá 60 milhões de pessoas. Desse total, pelo menos 20 milhões são pessoas que tem um celular, mas não podem usá-lo onde moram e serão beneficiadas diretamente por esse programa”, destacou o ministro.

As cidades beneficiadas recebem uma antena e serão conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). O ministro também destacou as parcerias do MCTIC com outras pastas que vão permitir o uso da banda larga para o monitoramento de fronteiras e a conexão de equipamentos públicos de educação e saúde.

“Firmamos um convênio com o Ministério da Defesa e separamos 30% da capacidade do equipamento, o que vai permitir o monitoramento de 100% das fronteiras do país. Uma parceria com o Ministério da Educação vai levar banda larga a 7 mil escolas públicas só em 2018. Também estamos finalizando um convênio com o Ministério da Saúde para colocar internet em 100% dos equipamentos de saúde do país, o que vai melhorar a qualidade do atendimento”, listou Gilberto Kassab.



i7 Notícias
-->