Capacitação prepara professores para ano letivo de 2018, em Paraguaçu

O treinamento serviu para orientar os profissionais da educação sobre os recursos e melhor aproveitamento do novo material didático.


 


A partir da esquerda, a coordenadora pedagógica regional do Sistema Aprende Brasil, Sirley Terezinha da Costa, 
e a diretora de Educação de Paraguaçu Paulista, Elzinha Pacheco

 

Aconteceu na semana passada, em Paraguaçu Paulista, a capacitação de diretores, coordenadores e professores, promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Sistema Aprende Brasil. O treinamento serviu para orientar os profissionais da educação sobre os recursos e melhor aproveitamento do novo material didático e pedagógico que será utilizado na rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista.

Participaram da capacitação diretores, coordenadores e os professores de pré-escolar, do 1º até o 9º anos, que atenderão no decorrer de 2018 um total de 6.300 alunos.

A prefeita Almira Garms salientou que a melhoria na qualidade de ensino na rede municipal de Paraguaçu, é uma das metas principais de seu governo, juntamente com outra meta já alcançada que era de não ter fila de espera na educação municipal.

“Tínhamos 430 crianças fora da sala de aula que hoje estão devidamente matriculadas na rede municipal”, informou a prefeita Almira. Em um trabalho conjunto com a Promotoria Pública de Paraguaçu, a Prefeitura lançou o TAC – Termo de Ajuste de Conduta – no ano passado, para que até o final de 2018 o município tivesse zerada a demanda reprimida da educação, meta que já foi alcançada.

Também para a diretora de Educação Elzinha Pacheco, a capacitação oferecida nesta semana passada, “é uma das coisas mais importantes para todos os profissionais, todos os educadores, pois não podemos parar de aprender”, afirmou.

“A cada momento temos que aprender mais. Essas parcerias como a do Sistema Aprende Brasil, têm trazido muita excelência para a rede municipal de Paraguaçu”, destacou Elzinha. Ela informou que os professores do ensino fundamental II tiveram capacitação por disciplina e os do Fundamental I tiveram capacitação por área de conhecimento. “Somada a essas capacitações, a Educação dá continuidade ao treinamento semanalmente nas horas trabalhadas coletivas nas escolas”, informou a diretora Elzinha.

No decorrer da semana, a coordenadora pedagógica regional do Sistema Aprende Brasil, Sirley Terezinha da Costa, esteve em Paraguaçu e explicou que a oportunidade envolveu a implantação dos elementos do novo sistema em Paraguaçu Paulista. “O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto específico de soluções para a rede de ensino pública como Livro Didático Integrado, Livro Digital, assessoria pedagógica, ambiente digital e sistemas de avaliação Hábile e SIMEB”, esclareceu a coordenadora.

Sirley relatou que, no decorrer de 2017, com base nas informações repassadas pelos professores, diretores e todos os profissionais que atuam na rede municipal de educação, o Sistema de Ensino Aprende Brasil teve acesso a indicadores e desenvolveu metodologias para potencializar a qualidade do ensino nas escolas, “garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar, de acordo com a realidade de Paraguaçu Paulista”.

Com base nesses indicadores, Sirley afirmou que Paraguaçu Paulista é referência de educação na região. “Paraguaçu é referência de educação na região e nos sentimos muito responsáveis em fazer nosso trabalho na cidade, pois os resultados referentes à aprendizagem são importantes, mas sabemos que podem melhorar, o que é nosso objetivo”, finalizou a coordenadora pedagógica regional do Sistema Aprende Brasil, Sirley Terezinha da Costa.

 


Participaram da capacitação diretores, coordenadores e os professores de pré-escolar, do 1º até o 9º anos, que atenderão no 
decorrer de 2018 um total de 6.300 alunos (Fotos: Silvana Paiva e Fabrício Pena)

 

 



i7 Notícias
-->