Assistência Social de Paraguaçu promove capacitação para melhorar atendimento à população

Os quatro módulos de capacitação estão sendo ministrados pela mestre em assistência social Valderes Maria Romera.


 


A partir da esquerda, a diretora de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, Márcia Matos, e a professora e assistente social 
Valderes Maria Romera, que está ministrando as capacitações

 

O Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista está promovendo uma série de capacitações para os profissionais do setor que fazem atendimento à população. Os quatro módulos de capacitação estão sendo ministrados pela mestre em assistência social Valderes Maria Romera. Os temas abordados são trabalho social com família para CRAS e CREAS, referência e contra referência dos serviços básicos do CRAS e CREAS, fortalecimento de vínculos e medidas sócio educativas para adolescentes.

“A capacitação é fundamental, pois as equipes precisam respirar. Às vezes, no decorrer do trabalho cotidiano, não tem como estudar, se atualizar. E não tem como atuar nessa área sem se especializar. É uma área que vem se modificando muito, embora já tenhamos no mínimo 15 anos de organização do SUAS – o Sistema Único de Assistência Social, mas sempre tem coisas novas, e as equipes também vão se renovando. É importante que os profissionais parem de vez em quando, para estudar e investir na qualidade do trabalho e depois ver como isso fica no dia a dia”, ressaltou a assistente social e professora Valderes Maria Romera.

Já a diretora de Assistência Social de Paraguaçu Márcia Matos, disse que o objetivo é promover a capacitação permanente dos profissionais que atuam na área. “Queremos oferecer sempre um serviço de qualidade para a população e para isso nossos funcionários têm que ser sempre capacitados, para que possam desenvolver um trabalho de excelência junto aos munícipes de Paraguaçu”, afirmou Márcia.

Os dois últimos módulos da capacitação da Assistência Social serão realizados no próximo dia 22, todos ministrados por Valderes que também é professora na Toledo Prudente Centro Universitário, na graduação e pós-graduação. Ela atua como técnica social no gerenciamento de trabalhos em habitação de Interesse Social da CDHU, pela consórcio MEG - Maubertec, Engebanc e Gerentec. É autora da Metodologia Plug and Play para o Autodesenvolvimento Social de indivíduos e famílias em situação de riscos e vulnerabilidades sociais e, também, ministra treinamento para profissionais que desejam aplicar essa metodologia. Ministra outras capacitações na área de gestão social de trabalhos socioeducativos, palestras e treinamentos relacionados ao autodesenvolvimento.

O Departamento de Assistência de Paraguaçu Paulista é o órgão que formula e executa a Política Municipal de Assistência Social. É responsável pela proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; amparo às crianças e aos adolescentes carentes; promoção da integração ao mercado de trabalho; inserção das pessoas com deficiência e sua integração à vida comunitária. Entre os objetivos estão o de desenvolver ações e serviços para fortalecimento da estrutura familiar, garantia dos direitos sociais e promoção do desenvolvimento integral do ser humano.

 

Centro de Referência da Assistência Social - CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

O CRAS representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica. Nesse sentido, destacam-se como principais funções do CRAS:

- Ofertar o serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social;

- Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local;

- Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Do público atendido estão famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Seja por meio do CRAS ou do Creas, “em qualquer situação, nosso objetivo não é o assistencialismo, mas fortalecer a família, fortalecer o indivíduo que chega vulnerabilizado por alguma situação, seja ela emocional ou financeira”, destacou a diretora de Assistência Social Márcia Matos.

 


Todos os profissionais da área de Assistência Social que fazem atendimento à população de Paraguaçu, 
estão passando pelas capacitações (Fotos: Silvana Paiva)

 



i7 Notícias
-->