Há solução!

Leia o artigo de Walter Roque Gonçalves - Professor na FGV/ABS especializado em empresas com faturamento até R$ 400 mil /mês.


 


Muitos problemas que os empresários enfrentam têm soluções conhecidas pelos profissionais da administração de empresas
 

Pesquisa feita em todo o Brasil pelo Serasa e o Ibope conclui que antes de completar três anos metade das pequenas empresas abertas em todo país fecham as portas. No grupo que tem se mantido em pé, estão empreendedores realizadores e arrojados, que estudam o mercado, reavaliam as estratégias com frequência e mantém o foco. Infelizmente, esta parcela de empreendedores ainda é minoria. Diante desta realidade, o que fazer para invertermos o quanto antes este quadro?

O primeiro passo é o autoconhecimento! É preciso de uma autoavaliação franca para entender se a empresa é do tipo malabarista: vive na corda bamba nas finanças, carente de planejamento/organização e com dificuldades para se autofinanciar; ou se esta é do seleto grupo de empresários realizadores.

Então, qual é o seu perfil? Malabarista ou realizador? Ao identificar o grupo do qual sua empresa faz parte terá dado importante passo para manter negócios autossustentáveis e prósperos. Como diz Victor Loyola, vice presidente da Serasa, “Quando você identifica o seu perfil você conhece as lacunas do ponto de vista de gestão que você precisa preencher para se tornar um melhor empresário e para ampliar suas possibilidades de crescimento.”

Se você for um realizador, parabéns! Mantenha-se neste caminho e lembre-se que a vitória de hoje não garante a de amanhã, portanto, fique atento as mudanças do comportamento do seu consumidor e mantenha-se atualizado quanto as tendências do mercado que atua. Por outro lado, se você se identifica com um malabarista, fique tranquilo! Felizmente há solução para a grande maioria destes que reconhecem o problema e buscam ajuda.

As soluções estão ligadas ao comportamento do empresário, métodos de trabalho e a forma com que este vê os relacionamentos com clientes, colaboradores e fornecedores. Muitos problemas que os empresários enfrentam têm soluções conhecidas pelos profissionais da administração de empresas. Quantas vezes o empresário se pergunta:  tenho vendas e clientes, mas, o dinheiro parece desaparecer quando as contas chegam. Por que isto acontece?

A resposta para esta e muitas outras perguntas estão disponíveis na ciência da administração de empresas. Mesmo aqueles que não estudaram administração tem acesso a tecnologias consagradas, para tanto, é preciso de empenho na busca de conhecimento nas fontes de informações disponíveis: revistas especializadas, reuniões com empresários que compartilham as mesmas dores ou através de consultorias especializadas. Enfim, independente da fonte de conhecimento escolhida, o importante é que o empresário saiba que há solução!

 


Walter Roque Gonçalves
Professor na FGV/ABS especializado em empresas com faturamento até R$ 400 mil /mês | CRA 144.772 | Contato:(18) 99723-3109 | e-mail:[email protected]

 



i7 Notícias
-->