Energisa intensifica operações de combate aos furtos e fraudes de energia elétrica na região

Equipes da distribuidora percorreram os municípios da região para identificar possíveis pontos de irregularidades e corrigi-las.


Na última semana, a Energisa Sul-Sudeste intensificou os trabalhos contra os furtos e fraudes de energia na região de Assis. Equipes da distribuidora percorreram os municípios da região para identificar possíveis pontos de irregularidades e corrigi-las.                                                                                                                                        

“Com essa atuação na região, por exemplo, conseguimos eliminar uma fraude em um hotel na cidade de Tarumã. Recuperamos 23.433 kWh (quilowatt-hora), que equivale a R$ 12 mil  e que seria suficiente para abastecer 130 residências durante um mês”, destaca Dalessandro Luis Mafei, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste.

Faz parte da rotina da empresa combater os furtos e fraudes de energia em toda sua concessão. “Para se ter uma ideia, em 2017, foram identificadas 1.318 irregularidades, que foram corrigidas, em toda a área de concessão da Energisa Sul-Sudeste. Dessas, 1.289 já foram calculadas, o que representou 4.602 MWh (megawatts-hora) de energia não medida, o que equivale ao consumo de 300 residências de até quatro moradores durante sete anos. De janeiro até a primeira quinzena de março deste ano, foram encontradas 31 irregularidades na região de Assis”, enfatiza o gerente.

Vale lembrar que quem desvia energia elétrica, realiza o famoso ‘gato’ ou frauda o medidor, manipulando o equipamento que passa a não registrar o consumo real, comete crime previsto no Código Penal Brasileiro, ficando sujeito a prisão por um período de um a quatro anos. Quem o pratica, além de colocar a própria vida e a de vizinhos em perigo, prejudica todos os clientes adimplentes com a distribuidora.

“A energia perdida devido a ligações clandestinas, furtos e fraudes, é rateada entre todos os clientes da empresa, ou seja, quem paga pelo crime são todos os consumidores que não praticam atitudes ilícitas com relação ao consumo de energia elétrica. Por isso, contamos muito com o apoio da população. Caso alguém identifique alguma suspeita de ligação clandestina entre em contato com a empresa pelos nossos canais. Garantimos o anonimato de quem denúncia essa pratica irregular”, esclarece o gerente.

A denúncia pode ser feita pelo telefone gratuito, 0800 70 10 326 ou pelo site www.energisa.com.br em Serviços Online - Mais Serviços - Denuncie Furto de Energia.

https://www.i7noticias.com/uploads/editor/2018/12/09032020212021


i7 Notícias
-->