Paraguaçu Paulista recebe o projeto 'Consertão' neste final de semana

Iniciativa presta homenagem aos compositores da música caipira.


Iniciativa presta homenagem aos compositores da música caipira

 


 

Nos dias 24 e 25 de março (sábado e domingo), a cidade de Paraguaçu Paulista será palco da terceira apresentação do projeto ConSertão. A programação de concertos ao ar livre faz apresentação no dia 25, às 20h30, na Praça da Fonte Luminosa que fica na Avenida Brasil, no Centro da cidade. Os artistas Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Lula Barbosa e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba são os protagonistas da iniciativa.

Para valorizar a produção cultural regional, as apresentações serão divididas em dois momentos. No dia 24 de março, dia anterior ao ConSertão, às 20h30, se apresentarão no palco artistas convidados de Paraguaçu Paulista, as duplas Tiago e Paulinho e Juliana Ramos e Sam Moura.

Já no domingo, 25 de março, Cláudio Lacerda, idealizador do projeto ConSertão, se apresenta ao lado de Neymar Dias, Lula Barbosa e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

Segundo Cláudio, “o objetivo do ConSertão é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.

Entre o repertório da apresentação, estão músicas conhecidas do grande público, como “Saudade da minha terra”, de Belmonte e Goiá; “Boiadeiro Errante”, de Teddy Vieira; e “Tristezas do Jeca”, de Angelino de Oliveira. A grande maioria dos autores homenageados é do Estado de São Paulo, lar original de uma parcela significativa de intérpretes e compositores do gênero caipira.

O projeto já se consolida como um sucesso, com uma apresentação de estreia em Piracicaba que reuniu um público de mais de 2.500 pessoas. No dia 18 de março, foi a segunda apresentação na cidade de Barra Bonita, como parte das comemorações dos 135 anos do município.

Conjunto convidado do projeto, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), grupo de música erudita com maior tempo em atividade no país, também acompanhará os próximos ConSertões em mais duas cidades.

Cláudio será cantor nos espetáculos junto ao intérprete Lula Barbosa. “O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.

Os arranjos orquestrados do projeto foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e também será o solista em todas as apresentações, empunhando um dos principais personagens da cultura do interior, a viola caipira.

Cláudio Lacerda conta: “acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Na mesma hora o convidei para ser o solista na viola caipira. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”.

Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Esplanada Hotel e da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista.

 

SERVIÇO

CONSERTÃO – Paraguaçu Paulista

Datas: 24 e 25 de março de 2018 (sábado e domingo)

24 de março – Apresentação de artistas e Paraguaçu Paulista: Tiago e Paulinho e Juliana Ramos e Sam Moura

25 de março – ConSertão

Horário: 20h30

Local: Praça da Fonte Luminosa - Avenida Brasil, Centro – Paraguaçu Paulista/SP

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Informações:

facebook.com/consertao

instagram.com/consertao.oficial

 



i7 Notícias
-->