Vai Saber?

Leia o artigo de Walter Roque Gonçalves - Professor na FGV/ABS especializado em empresas micro e médias empresas.


 


Com tantas manobras duvidosas, será que a política suja realmente tem força para influenciar as decisões do STF?
 

“Carmen Lúcia não mantém a palavra”; “a República quebrou”; “STF (Supremo Tribunal Federal) traiu o Brasil”; “STF se curva a Lula”; “cinismo do STF”;”STF de Lula é a vergonha do Brasil”; “O STF é o maior inimigo do Brasil”; “o STF pertence ao Lula”; “STF está de joelhos” Estas são algumas afirmações vinculados em larga escala nas principais redes sociais! Serão estas a expressão da verdade? Ou são falsas?

A primeira surpresa para aqueles que esperam ver Lula na cadeia é o julgamento ter sido colocado em pauta sendo que a presidente do STF, Cármem Lúcia, disse diversas vezes que não colocaria tal matéria em discussão, principalmente porque isso geraria repercussão geral e outros condenados poderiam se beneficiar da mesma decisão, ou seja, geraria jurisprudência.

O fato é que os advogados de defesa tomaram outro caminho: entraram com Habeas Corpus  com vista a proteger o direito de liberdade de locomoção do ex-presidente. E, neste caso, a presidente foi obrigada, pela força da lei, a colocar o assunto em pauta, com a diferença de que o resultado é individual e não gerará efeito sobre os futuros julgamentos, portanto, não mudará a jurisprudência. Obviamente que a presidente esperava por tal manobra!

Por outro lado, um outro fato, com certeza, gerará precedentes. Refiro-me ao ministro Edson Faquim, relator das investigações, que poderia ter enviado o julgamento para outros tribunais, mas não o fez, mantendo-o no STF. Logo, outros acusados poderão exigir julgamento nos mesmos moldes.

Nesta segunda dia 26, os questionamentos enviados ao tribunal que condenou o ex-presidente a mais de 12 anos de prisão em regime fechado, foram negados. O esperado é que Lula fosse preso em seguida, mas não será! Pois o STF, no julgamento do dia 22, ficou mais de quatro horas discutindo se ia ou não julgar e, quando resolveram julgar, adiaram os trabalhos para 04 de abril. Portanto, o ex-presidente não será preso até esta data.

Importante ressaltar que Lula ainda é culpado. Com o adiamento do julgamento a defesa beneficiou-se por conseguir um fôlego de 13 dias para tentar livrar Lula da cadeia ou até inocentá-lo. Especialistas afirmam que as possibilidades disso acontecer são ínfimas. No entanto, com tantas manobras duvidosas, será que a política suja realmente tem força para influenciar as decisões do STF? Vai saber?

 


Walter Roque Gonçalves
Professor na FGV/ABS especializado em empresas micro e médias empresas | CRA 144.772 | Contato:(18) 99723-3109 | e-mail: [email protected]



i7 Notícias
-->