Bobó de frango com inhame

Já provou bobó de frango? E com inhame? O resultado é surpreendente!


 

 

Já provou bobó de frango? E com inhame? O resultado é surpreendente! Não precisa estar na Bahia, mas a dupla leite de coco (de preferência caseiro) e azeite de dendê não pode faltar.


INGREDIENTES

2 filés de peito de frango sem pele e sem osso

5 inhames (cerca de 500 g)

1 pimentão vermelho

1 tomate

1 cebola

3 dentes de alho

1 pimenta dedo-de-moça

½ xícara (chá) de leite de coco de preferência caseiro

caldo de 1 limão

¼ de xícara (chá) de azeite

1 colher (sopa) de azeite de dendê

folhas de coentro a gosto para servir

sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela grande, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até o inhame ficar macio.

2. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios, de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos médios; lave, seque e corte o tomate ao meio, descarte as sementes e pique cada metade em cubinhos; lave seque e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó menos apimentado, descarte as sementes).

3. Assim que estiverem cozidos, reserve 2 xícaras (chá) da água do cozimento e, com uma escumadeira, transfira os inhames para o liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve.

4. Volte a panela (sem água) ao fogo médio - nem precisa lavar. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango em etapas - se colocar todos de uma vez só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos para dourar por igual, transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão).

5. Adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Tempere com sal e refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até formar uma pastinha. Por último, adicione o alho, a pimenta dedo-de-moça e refogue por mais 1 minuto.

6. Mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento do inhame e o caldo de limão em que o frango foi temperado. Misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor ao preparo.

7. Abaixe o fogo e acrescente o creme de inhame, misture bem e deixe cozinhar até ferver. Volte o frango dourado para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Sirva com folhas de coentro, acompanhado de arroz ou farinha de milho flocada.

 



i7 Notícias
-->