Tiro de Guerra comemora o Dia do Exército Brasileiro, em 19 de abril

Em celebração à data, o Tiro de Guerra 02-049 de Paraguaçu Paulista realizou uma cerimônia comemorativa, na manhã desta quinta-feira.


 


Uma cerimônia comemorativa foi realizada nesta quinta-feira, da 19, em alusão aos 370 anos da Batalha dos Guararapes,
berço histórico do Exército Brasileiro

 

Nesta quinta-feira, 19 de abril, foi comemorado o Dia do Exército Brasileiro. A data é alusiva aos 370 anos da Batalha dos Guararapes, berço histórico do Exército Brasileiro. Em celebração à data, o Tiro de Guerra 02-049 de Paraguaçu Paulista realizou uma cerimônia comemorativa, na manhã desta quinta-feira.

Além dos atiradores, estiveram presentes o instrutor do Tiro de Guerra, a vereadora Neide Teodoro representando a prefeita Almira Garms, o subtenente Jules Pereira Gomes, o 2º sargento Cláudio Pedro de Oliveira representando a 2ª Cia da Polícia Militar, o 1º sargento e comandante do Corpo de Bombeiros Luiz Antônio Tayetti, a diretora da Educação Municipal Elzinha Pacheco, a diretora Escola Estadual Maria Ângela Batista Dias, Sílvia Regina Matheus Mondini, o presidente do Lions Clube Eduardo Kill, representantes e alunos de escolas estaduais e municipais, cidadãos paraguaçuenses, entre outros.

Ao ler a Ordem do Dia, o subtenente Jules relatou que foi na Guerra de Guararapes que “o sentimento de Nação fez brotar a sinergia necessária para derrotar os invasores estrangeiros, mais numerosos e mais bem armados. Consolidamos ali, pela união das raças e convergência de ideais, o sentimento de Pátria”.

“Em solo nordestino, plantamos a raiz do Brasil de hoje, com negros, brancos, índios e mestiços, irmanados e ombreados para expulsar o invasor. Evoluímos, desde então, inspirados nos exemplos da Insurreição Pernambucana. Vieram as lutas nativistas, a Independência, o combate às insurreições, as campanhas na região do Prata, a Abolição da Escravatura, a República, a Segunda Guerra Mundial e os desafios da modernidade. Evoluímos em consciência e pujança. Progressivamente, firmaram-se as instituições de Estado, entre elas, as Forças Armadas e o Exército, escoradas em forte sentimento de soberania e integridade territorial, sempre em constante aperfeiçoamento”, lembrou o subtenente.

 

O Exército – que surgiu em Guararapes, liderado por Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso –, junto à Marinha e à Força Aérea, “integra uma sociedade única, capaz de entender as lições do passado, participar continuamente da construção do presente e contribuir com um futuro de paz, justiça e prosperidade para todos os brasileiros”, conforme a Ordem do Dia.

O subtenente Jules destacou que o Exército está presente em todo o território nacional, na fronteira do Estado de Roraima, onde acolhe e ampara os irmãos venezuelanos em uma; em operações interagências; no Rio de Janeiro, contribuindo diretamente com a Intervenção Federal; nas  Operações na Faixa de Fronteira, na qual combate os ilícitos; no semiárido nordestino, onde distribui água; nas vistorias presídios, além de constrói e recuperar vias de transporte, socorrer  atingidos por calamidades e participar de missões de paz da ONU.

 



i7 Notícias
-->