Maio Amarelo reforça movimento por segurança no trânsito, em Paraguaçu

A Campanha Maio Amarelo acontece pelo quinto ano consecutivo com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito


 

 

Desde o dia o dia 2 de maio estão sendo realizadas atividades relativas ao Maio Amarelo a fim de reforçar o movimento por segurança no trânsito, em Paraguaçu Paulista.

A primeira palestra teve como público os atiradores do Tiro de Guerra e os integrantes da Guarda Municipal. O tema: os perigos no trânsito para jovens na casa dos 18 anos, ávidos por tirar sua habilitação. A palestra foi proferida pelos soldados Estevan e Ostrosk, do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu.

No dia 5 de maio foi feita a divulgação do cronograma das atividades do Maio Amarelo, a multa solidária e a distribuição de cestinhos de lixo para carros, em atividade realizada na Avenida Paraguaçu.

As atividades são desenvolvidas pelos integrantes do Rotaract de Paraguaçu Paulista, com apoio da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro e do Tiro de Guerra.

De acordo com o presidente do Rotaract, Mateus Goldin, ao longo de todo o mês de maio estão sendo realizadas diversas atividades em Paraguaçu Paulista como palestras direcionadas aos alunos dos quintos anos proferidas por policiais militares. Eles abordam principalmente orientações como não usar dirigir depois de usar bebida alcoólica, usar cinto de segurança, prestar atenção no trânsito, seja pedestre, ciclista, motorista ou motociclista.

Da parte da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, o diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, informou que estão sendo feitas diversas ações a fim de reduzir os acidentes. Entre elas, o Departamento está realizando no decorrer deste mês de maio, a manutenção das faixas de pedestres para melhorar a visibilidade dos usuários das vias.

 

Maio Amarelo no Brasil

A Campanha Maio Amarelo acontece pelo quinto ano consecutivo com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Maurício Alves, quase 40 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito das cidades e rodovias do país.

Em 2011, o Brasil aderiu ao programa das Nações Unidas chamado Década de Ação pela Segurança no Trânsito, um pacto global que prevê a redução em 50% do número de vítimas no trânsito até 2020.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse que de lá pra cá, o Brasil conseguiu diminuir em 25% o número de mortes em acidentes automobilísticos. Mas a intenção, segundo ele, é diminuir cada vez mais estes números.

De acordo com a ONU, o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes a cada 100 mil veículos, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Ainda segundo a organização, quando o assunto é acidentes envolvendo motocicletas, o Brasil é o segundo país com mais mortes, com cerca de sete casos de óbito para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

Em Paraguaçu Paulista, os acidentes de trânsito também acontecem com frequência e pelo quarto ano consecutivo, o Rotaract, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, está desenvolvendo ações do Maio Amarelo, visando a conscientização principalmente de crianças e jovens sobre o comportamento no trânsito.

 



i7 Notícias
-->