Paraguaçu foi o município que mais fez exames na carreta do Hospital do Câncer de Barretos

Cinquenta mulheres e 38 homens (das 40 vagas) fizeram o exame preventivo de câncer oferecidos pela carreta do Hospital de Barretos, que esteve em Paraguaçu Paulista.


 


A enfermeira Suelen Cristina Tezoni informou que são oferecidos 50 exames de prevenção de  para mulheres e 40 para homens, porque essa é a quantidade possível de ser feita por dia pela equipe da carreta do Hospital do Câncer de Barretos
 

Cinquenta mulheres e 38 homens (das 40 vagas) fizeram o exame preventivo de câncer oferecidos pela carreta do Hospital de Barretos, que esteve em Paraguaçu Paulista no último dia 23. A enfermeira daquele Hospital que acompanhou a unidade em Paraguaçu, Suelen Cristina Tezoni, afirmou que foi o município que mais fez exames na carreta do Hospital do Câncer de Barretos até o momento.

A enfermeira Suelen informou que são oferecidos 50 exames de prevenção de câncer de colo de útero para mulheres e 40 prevenção de câncer de próstata para homens, porque essa é a quantidade possível de ser feita por dia pela equipe da carreta. Ela relatou que atualmente o Hospital do Câncer de Barretos tem 17 unidade móveis e 11 unidades fixas, todas trabalhando pela prevenção do câncer. A carreta, igual a que veio a Paraguaçu, percorre seis estados do Brasil: Mato Grosso, São Paulo, Pará, Goias, Tocantins e Minas Gerais.

“Pra gente o importante é o diagnóstico precoce, tanto do câncer de colo de útero como de próstata. Quanto mais rápido a gente faz essa detecção, mais fácil é o tratamento para o paciente, e o custo-benefício do tratamento desse paciente é muito melhor”, afirmou Suelen Cristina.

Em Paraguaçu Paulista, a vinda da carreta do Hospital do Câncer de Barretos foi resultado de uma ação intermediada pelo deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) e pelo vereador Cícero Policial (PROS), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Saúde.

O vereador Cícero relatou que fez o contato com o capitão Augusto que “de pronto, pelo seu relacionamento com o Hospital de Barretos, intermediou para trazer a carreta da prevenção para Paraguaçu Paulista”. A expectativa do vereador é que, a partir dessa primeira vinda da carreta, haverá outras oportunidades. “Nós vamos fazer o maior esforço possível para que a carreta venha mais vezes. Por intermédio do capitão Augusto, vamos tentar manter essa parceria”, disse.

A diretora do Departamento de Saúde Cristiane Bonfim acompanhou o atendimento da equipe da carreta do Hospital do Câncer de Barretos e afirmou que a unidade é muito bem preparada para receber a população. “A carreta é muito bem equipada e tenho certeza que será uma grande parceria daqui pra frente: Paraguaçu e Barretos”, afirmou Cristiane.

 


Cinquenta mulheres e 38 homens (das 40 vagas) fizeram o exame preventivo de câncer oferecidos pela carreta do Hospital de Barretos, que esteve em Paraguaçu Paulista no último dia 23 (Fotos: Fabrício Pena)

 



i7 Notícias
-->