Com greve de caminhoneiros, produtores de ovos de Bastos doam galinhas na rua

Os moradores chegavam ao lado da carroceria e recebiam galinhas vivas, que eram levadas para casa.


Sem ração para alimentar as aves por causa dos bloqueios nas estradas, avicultores da cidade que responde por 25% da produção nacional resolveram distribuir os animais para a população.

                                                                


Moradores pegaram galinhas que foram distribuídas por granjeiros: aves poderiam morrer pela falta de ração
(Foto: Arquivo pessoal)

 

A greve dos caminhoneiros que chegou nesta terça-feira (29) ao seu 9º dia com protestos em todo o país vem prejudicando consumidores, empresas, indústrias e produtores rurais em Bastos (SP).

Produtores de ovos da cidade que responde por cerca de 25% de todo do produto consumido no Brasil e 60% no estado tiveram de distribuir galinhas para a população local para evitar que os animais morressem de fome pela falta de ração.

Desde o início do movimento dos caminhoneiros os produtores de ovos vêm registrando prejuízos e dificuldades, tanto no escoamento da produção, como no recebimento de insumos, como a ração.

Na tarde desta terça, alguns avicultores decidiram doar as galinhas para a população. Um deles colocou vários animais em um caminhão que ficou estacionado no centro da cidade. Os moradores chegavam ao lado da carroceria e recebiam galinhas vivas, que eram levadas para casa.

O setor, que agrega mais de 60 granjeiros na cidade, estima que 30 milhões de aves dependem do alimento que vem dos estados de Goiás, Mato Grosso e Paraná. Segundo os granjeiros, mais de 500 caminhões que atendem a região chegaram a ficar parados nos bloqueios pelo país.

No fim da semana passada, produtores de Bastos anunciaram a diminuição no ritmo de produção das granjas de onde saem cerca de 20 milhões de ovos por dia para abastecer os centros distribuidores em todo país.

Isso porque, sem caminhões para escoar o estoque, algumas granjas tiveram de improvisar galpões como depósito. Numa delas, a reportagem da TV TEM encontrou caixas empilhadas com 1 milhão de ovos à espera de transporte.

 


Moradores de Bastos pegavam as galinhas diretamente em caminhões estacionados no centro da cidade (Foto: Arquivo pessoal)

 



i7 Notícias
-->