Projeto 'Elas e Elas' é marcado por reflexões sobre o cotidiano feminino

O projeto de literatura feminina “Elas e Elas” desenvolvido durante todo o mês de maio pela Biblioteca Mitsuo Marubayashi, de Paraguaçu Paulista, foi marcado por reflexões sobre o cotidiano feminino.


 


O projeto de literatura feminina “Elas e Elas” desenvolvido durante todo o mês de maio pela Biblioteca Mitsuo Marubayashi, de Paraguaçu Paulista, foi marcado por reflexões sobre o cotidiano feminino (Fotos: Janaína França/Cedidas)
 

O projeto de literatura feminina “Elas e Elas” desenvolvido durante todo o mês de maio pela Biblioteca Mitsuo Marubayashi, de Paraguaçu Paulista, foi marcado por reflexões sobre o cotidiano feminino. A afirmação é da bibliotecária Janaína França, responsável pela biblioteca municipal e pelo desenvolvimento do projeto “Elas e Elas”.

“Foram encontros maravilhosos regados de afeto, bate papo, rodas de leitura, divulgação das obras de escritoras brasileiras e de Paraguaçu Paulista. Todos os livros e textos lidos durante o projeto trouxeram muitas reflexões sobre nosso cotidiano. E, para fechar com chave de ouro, conhecemos a obra da fabulosa Carolina Maria de Jesus”, afirmou Janaína.

Em 1960, Carolina Maria de Jesus foi a grande revelação da literatura brasileira. Nascida no sudoeste de Minas Gerais, ela morava na favela do Canindé (em São Paulo), quando foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas e publicou seu primeiro livro “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”. Carolina era catadora de papel na época, mas mantinha um diário e foi ele que deu origem ao livro que faria história.

A obra tornou-se best seller rapidamente, foi traduzida em 16 idiomas e vendido em mais de 40 países. O mundo inteiro voltou os olhos para essa mulher negra e favelada, que escrevia sobre sua realidade de maneira visceralmente poética. Mesmo assim, hoje em dia, muitos brasileiros desconhecem a obra dessa figura tão importante e inspiradora.

“Foram histórias como a de Carolina Maria de Jesus que pudemos conhecer e dividir com as pessoas que estiveram conosco durante o projeto Elas e Elas. Por isso, agradeço às colaboradoras do projeto que deram muita força e inspiração para todas, compartilhando suas experiências de vida sobre o magnífico universo feminino que habita em cada uma de nós”, finalizou a bibliotecária Janaína França.

 



i7 Notícias
-->