Moradora de Lutécia completa 105 anos de idade e se torna a pessoa mais idosa da cidade

Ela tem 52 netos, 63 bisnetos e 15 tataranetos.


Ela tem 52 netos, 63 bisnetos e 15 tataranetos

 


Dona Maria disse que o segredo da sua saúde é tomar todos os dias um pouco de pinga em jejum

 

A senhora Maria Trindade da Silva ganhou uma festa de aniversário, na última quarta-feira, dia 13, em comemoração aos seus 105 anos. Moradora de Lutécia, ela é a pessoa mais idosa da cidade e esbanja saúde e simpatia.

Para a comemoração dos seus longos anos de vida, ela recebeu a visita do senhor Mario Girotto, de 100 anos, conhecido como o morador mais idoso de Oscar Bressane, do vereador Leati, do prefeito de Lutécia e do seu assessor, e de dois padres, além dos seus familiares.

Maria Trindade contou um pouco da sua história, algo que ela adora fazer para as suas visitas. Disse que teve 13 filhos, mas apenas 06 estão vivos. Possui 52 netos, 63 bisnetos e 15 tataranetos.

Hoje, ela reside no bairro Tabajara, na Fazenda Rancho Alegre, em Lutécia, mas nasceu em Minas Gerais, na cidade de Diamantina, onde desde criança trabalhava no engenho de cana-de-açúcar. Ela conta que acordava às 3h da madrugada para encher os tachos com caldo de cana e às 7h as rapaduras já estavam prontas.

Dona Maria disse que sempre trabalhou muito feliz e cantarolando durante todo o dia. Ela trabalhava também na fabricação de pinga, época em que iniciou a tomar o seu aperitivo de todos os dias, antes do café da manhã. “A pinga se tornou o meu remédio de saúde e vitalidade”, disse ela, que os únicos problemas de saúde que possui são artrite e artrose.

Ela se casou em Minas Gerais e depois foi com o seu esposo morar no estado do Paraná, em Assaí, onde teve os seus filhos. Lá foi parteira durante 20 anos, sendo que nenhuma mãe e criança morreram em suas mãos; além disso, era benzedeira.

Mesmo com 105 anos, Dona Maria tem muita disposição e ainda não perdeu o desejo de trabalhar. Ela acorda todos os dias às 5h30, faz as suas orações, toma a sua pinga em jejum, toma o seu café e aprecia o sol da manhã. Durante o dia, ela varre todo o quintal e diz adorar passar roupas, e ainda sobra tempo para cuidar das suas rosas e horta. No início da noite, por volta das 18h30, janta e logo após, às 19h, já se prepara para dormir.

Dona Maria contou também que é devota de Nossa Senhora Aparecida, e por isso viaja para Aparecida do Norte todos os anos, para fazer os seus agradecimentos e pedidos.

 



i7 Notícias
-->