Projeto Campo Limpo premia alunos da Educação de Paraguaçu Paulista

O Projeto Campo Limpo premiou alunos da Educação, como resultado de uma atividade realizada com distribuição de kits pedagógicos.


 


Todos juntos: os alunos premiados, seus pais, professores, diretores das escolas, a diretora da Educação Elzinha Pacheco, o engenheiro agrônomo Luciano Taveira Barros e a prefeita Almira Garms

 

O Projeto Campo Limpo premiou alunos da Educação de Paraguaçu Paulista neste último dia 21, como resultado de uma atividade realizada com distribuição de kits pedagógicos, atuando como aliado das escolas na disseminação da conscientização ambiental.

Em agosto de 2017, houve a participação dos alunos do Ensino Fundamental I, dos 4ºs e 5ºs anos, da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista no Projeto Campo Limpo. Este, por sua vez, faz parte de um Programa de Educação Ambiental, uma iniciativa do inPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – e das centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e que, em Paraguaçu, está representada pela ARPEV- Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias, sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo Luciano Taveira Barros.

O sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústrias, canais de distribuição e poder público. Com foco no engajamento de todos esses elos e reconhecendo a importância de conscientizar as futuras gerações, o INPEV investe, continuamente, em ações de educação ambiental.

Em parceria com o Departamento de Educação, o coordenador do projeto, Luciano, proferiu as palestras nos dias 2 e 3 do mês de agosto de 2017 para subsidiar os trabalhos que seriam realizados, por meio dos orientadores pedagógicos, com os professores e alunos, abordando o tema: “A escola no desafio dos resíduos”,

A participação dos alunos culminou na premiação nas seguintes categorias, por ordem de classificação:

 

- Desenho:   Matheus Dutra da Silva Morro - 4º ano - EMEF Profª Therezinha L. Cação Goya;

Ismael Ribeiro da Silva -  4º ano - EMEF Prof. Sidnei Gomes Salomão;

Ana Luíza Cristina dos Santos - 4º ano - EMEF Prof. Célio Rodrigues Siqueira.

 

- Redação: Stella Alves - 5º ano – EMEF Coronel Antônio Nogueira;

Matheus Alexandre da Silva – 5º ano – EMEF Prof.ª Helena Wirgues Ramos;

Ingrid Ferreira Batista - 5º ano - EMEF Prof. Antônio Mazzei.

 

O coordenador do Projeto Campo Limpo na região, Luciano Taveira Barros informou que já foi definido o tema deste ano e que é uma continuidade da edição anterior: “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”. No entanto, Luciano salientou que o foco é o papel das escolas de formar cidadãos mais conscientes sobre a questão socioambiental.

Na cerimônia de premiação aos alunos da educação municipal, realizada no anfiteatro do Departamento de Educação na quinta-feira (21), estiveram presentes os alunos premiados, seus pais, professores, diretores das escolas, a diretora da Educação Elzinha Pacheco, o engenheiro agrônomo Luciano Taveira Barros e a prefeita Almira Garms.

 

Sobre o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo

Criado pelo inpEV em 2010, em parceria com as centrais de recebimento, o programa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Já o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

 


Matheus Dutra da Silva Morro, primeiro lugar em desenho

 


Ismael Ribeiro da Silva, segundo lugar em desenho

 


Ana Luíza Cristina dos Santos, terceiro lugar em desenho

 


Stella Alves, primeiro lugar em redação

 


Matheus Alexandre da Silva, , segundo lugar em redação

 


Ingrid Ferreira Batista, terceiro lugar em redação

 



i7 Notícias
-->