Cabo PM João Carlos, morto há 10 anos em serviço, ganha missa solene

O policial homenageado foi morto após efetuar abordagem a dois indivíduos que haviam praticado roubo na cidade de Assis


O policial homenageado foi morto após efetuar abordagem a dois indivíduos que haviam praticado roubo na cidade de Assis

 


A viúva do 
Cabo PM João Carlos Moreira, Maria Joelma dos Santos, participou da missa
acompanhada de seus filhos, netos, entre outros

 

Após dez anos do falecimento do Cabo PM João Carlos Moreira, o comandante do 2º e 3º Gp/PM propôs a este Comandante de Cia/PM que fosse realizada uma missa em memória ao Cb PM Moreira, que tombou em combate protegendo a sociedade pedrinhense com o sacrifício da própria vida.

O CB PM João Carlos Moreira pertenceu ao efetivo da 2ª Cia do 32º BPM/I. Foi casado com a Sra. Maria Joelma dos Santos. Faleceu em 26 de maio de 2008, na cidade de Pedrinhas Paulista, quando em serviço de Policiamento Ostensivo Motorizado, após efetuar abordagem a dois indivíduos que haviam praticado roubo na cidade de Assis, foi alvejado por um disparo de arma de fogo na região da cabeça, falecendo no local dos fatos.

Antes de ser fatalmente ferido, o Sd PM atingiu um dos indivíduos que posteriormente faleceu. O outro conseguiu fugir, levando consigo a arma do Policial Militar, mas no dia seguinte foi identificado e preso, sendo a arma recuperada.

O Sd PM Moreira ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 03 de março de 1986 e foi apresentado no Batalhão no ano de 1991.                       

A missa foi celebrada no dia 26 de junho, pelo Padre José Martins, às 19h30min, na sede do 2º Gp/PM na cidade de Pedrinhas Paulista, com a presença de aproximadamente oitenta pessoas, dentre elas a esposa do Cb PM Moreira, Sra. Maria Joelma dos Santos Moreira, dos filhos Charles e John Herisson e dos netos Manuela e Arthur. Também estiveram presentes o prefeito de Pedrinhas Paulista, Sr. Sergio Fornasier, moradores da cidade que conheceram o Cb Moreira, todo o efetivo do 2º Gp/PM-Pedrinhas e do 3º Gp/PM-Cruzália, além de vários policiais militares aposentados que trabalharam junto com o policial.  

Mesmo tendo passado dez anos do acontecido, não havia na sede do 2º Gp/PM sequer uma fotografia para lembrar o Cb PM Moreira; portanto, além da realização da missa, também foi feita uma pequena homenagem, na qual sua esposa recebeu a moldura com a foto do Cb PM Moreira e ela mesma afixou na parede de entrada do 2º Gp/PM. Foi um momento de muita emoção, e sua foto permanecerá em local de destaque na entrada das instalações do  2º Gp/PM, entre o pavilhão do Estado de São Paulo e do Pavilhão Nacional, e a partir daquela data os policiais e a comunidade ao adentrarem à sala de recepção do grupamento terão ainda mais viva a lembrança deste herói.

Logo após a missa, o prefeito de Pedrinhas Paulista, Sr. Sergio Fornasier, informou em primeira mão que em memória ao nosso Herói, seu nome será dado para uma rua da cidade.                    

O Cb PM Moreira estava há pouco tempo para se aposentar e escolheu a cidade de Pedrinhas Paulista para encerrar sua carreira na Polícia Militar, tendo em vista ser uma das cidades mais tranquilas do interior paulista, mas o destino abreviou sua passagem para a inatividade e nosso comandante maior, Deus, o escalou para trabalhar junto a vários outros heróis, que compõem as fileiras de seu exército de anjos.                                                                                                                                                                                                                        

Paraguaçu Paulista, 28 de junho de 2018.  

RONNY EMERSON GOMES 
  Capitão PM Comandante da 2ªCia/PM



i7 Notícias
-->