Santa Casa de Assis participa de ação sobre doação de sangue

A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Palmital e envolveu também o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis.


A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Palmital e envolveu também o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis.

 


 

No dia 18 de junho, a equipe da Agência Transfusional da Santa Casa de Assis participou de uma ação junto com o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis na empresa Tereos. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Palmital por intermédio de Vanessa da Silva Nogueira Coco, da Secretaria de Saúde, do referido município.

O objetivo da ação foi sensibilizar e orientar os colaboradores sobre como funciona a doação de sangue, os requisitos necessários e a importância do ato de doar.

Edmar Luís de Oliveira, enfermeiro responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa de Assis, ressaltou ‘‘É importante os municípios aderirem à campanha de conscientização da população, pois a referência regional de Ortopedia e Traumatologia é Assis e por sua vez são as especialidades cirúrgicas que mais utilizam bolsas de sangue do Hemonúcleo, abrangendo toda região do Vale Paranapanema’’, explica.

A assistente social do Hospital Regional de Assis, Maria Elenice Pinto Soares, enfatizou a dificuldade de manter o estoque de bolsas de sangue. ‘‘Não é de hoje que sofremos com o estoque baixo de sangue no Hemonúcleo, temos que agradecer a oportunidade que Palmital nos deu de divulgar o assunto, a importância do gesto e o impacto para nossa região’’, salienta.

Interessados em doar devem procurar diretamente o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, localizado na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n. O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h.

Doar sangue é um gesto de solidariedade e cidadania, sendo que uma única doação pode salvar até três vidas.

Para doar: basta estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos); pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH). Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias. As mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: estar resfriado (neste caso aguarde 7 dias após o desaparecimento dos sintomas); Gestante; Parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana); Amamentando (aguardar 12 meses após o parto); ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.

Não podem doar: pessoas com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br.



i7 Notícias
-->