07/07/2018 - EM DRACENA

Prefeita participa de evento sobre estratégias de investimentos no setor de transporte ferroviário

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva


Organizada pela Rumo Logística, reunião contou com o governador Márcio França, o deputado Reinaldo Alguz e diversas autoridades da região.

 


Márcio França assegurou o empenho por parte do governo estadual para que a malha ferroviária volte a operar na região,
por ter um eixo ferroviário privilegiado

 

A prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms participou na quinta-feira (5) de uma reunião, em Dracena, que teve o objetivo de promover o debate sobre estratégias de investimentos no setor de transporte ferroviário que podem ajudar a melhorar a economia no interior do estado de São Paulo.

Aberto ao público, o evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, o secretário de estado de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, de prefeitos como a de Paraguaçu Almira Garms e o de Dracena, Juliano Bertolini, de diversas autoridades da Alta Paulista, Noroeste e Sorocabana, de representantes da Rumo Logística e do deputado Reinaldo Alguz. De Paraguaçu Paulista também estiveram presentes o vice-prefeito Clemente Júnior, o vereador Márcio da São José, o presidente da Associação Comercial e Empresarial José Ulisses Decanini, a presidente do Fundo Social Márcia Azoia, o diretor de Turismo Sérgio Henrique Souza, o chefe de gabinete Vivaldo Francischetti, o presidente do Conselho de Turismo Fernando Rocha, o diretor do Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, entre outros.

A Rumo Logística promoveu a reunião para falar sobre o início da programação de renovação da malha paulista e reativação do ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama. Durante o encontro, a empresa Rumo Logística apresentou os investimentos realizados a partir de 2015 que já permitiram ultrapassar a marca de 36 bilhões de toneladas transportadas no ano passado, e o planejamento de investir no projeto mais de R$ 6 bilhões, condicionado à renovação antecipada da malha paulista nas regiões da Alta Paulista, Sorocabana e Noroeste Paulista.

O ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama compreende a extensão de mais de 350 km e será uma alternativa de transporte de carga para o escoamento das produções regionais até ao Porto de Santos, beneficiando o desenvolvimento e crescimento dos municípios da região.

O gerente de relações governamentais da Rumo Logística, Emanoel Tavares Costa Júnior, ressaltou a importância do transporte ferroviário para a região, em virtude do crescimento e desenvolvimento para vários segmentos da economia. “Mais do que nunca, o Brasil necessita de investimentos no setor logístico e as ferrovias são a solução para o escoamento da produção nacional ao lado dos modais rodoviário e hidroviário”, afirmou ao fazer referência ao projeto de investimento na reativação do ramal ferroviário Bauru-Marília-Panorama.

Para o deputado Reinaldo Alguz, trata-se de um marco histórico para a região do Centro Oeste do Estado de São Paulo. Ele relatou que tem acompanhado a Rumo Logística em audiências para debater e apresentar o projeto de investimento na reativação do ramal ferroviário que há décadas está desativado. O deputado Alguz também citou o empenho dos prefeitos da região ao se referir à presença da prefeita Almira Garms no evento, além do governador Márcio França e do secretário de Logística e Transportes Mário Mondolfo, “todos dispostos em viabilizar o projeto da renovação da malha paulista”.

O deputado estadual Reginaldo Alguz ressaltou que a reativação do ramal ferroviário irá beneficiar o crescimento e desenvolvimento regional, além de baratear custos para os transportes de cargas das empresas. "É um marco para o desenvolvimento da região. Foram vários anos trabalhando em prol da reativação da ferrovia, que será sem sombra de dúvida uma grande indutora de desenvolvimento e geração de emprego e de renda para todo o centro-oeste paulista. Os produtos da região vão ganhar em competitividade, o que vai proporcionar mais investimentos", afirma o deputado estadual Reinaldo Alguz.

Também presente no encontro, o secretário de estado de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, destacou que a região é privilegiada pela logística de transporte ferroviário, além de outros ramais que interligam a malha paulista.

Já Márcio França assegurou o empenho por parte do governo estadual para que a malha ferroviária volte a operar na região, por ter um eixo ferroviário privilegiado. “O Estado de São Paulo tem essa característica. Cada região consegue, mesmo dentro de um espaço físico, ter uma segunda atividade econômica forte. Cana-de-açúcar, álcool, tudo isso é muito importante, mas a gente percebe que toda essa relação com o Estado do Mato Grosso do Sul permite que tenha facilidade de logística. O principal mote hoje é a questão ferroviária. Esse novo eixo ferroviário, um investimento de quase R$ 6 bilhões, muda completamente a logística. Depois ele vai poder interligar as regiões Norte e Sul do país por uma outra ferrovia nacional, e vai poder puxar carga do Brasil inteiro. Vai haver uma transformação forte da região”, destacou França.

A prefeita Almira Garms acompanhou os relatos das autoridades presentes e afirmou que acredita que a renovação da malha paulista será algo positivo para a região. “Os investimentos a serem realizados pela Rumo Logística e o empenho do Governo Estadual junto ao Governo Federal, para a renovação da malha ferroviária paulista irão gerar empregos e rendas para a nossa região, o que nos traz ótimas perspectivas”, disse a prefeita.

A Rumo, responsável pela operação da malha ferroviária em São Paulo, tem feito investimentos na ferrovia, no porto de Santos e em diversos terminais de cargas, além de comprar locomotivas e vagões novos, tanto para embarque como para o desembarque de cargas, com um custo menor, o que viabilizará os negócios atuais e estimulará futuros investimentos no centro-oeste paulista, no Mato Grosso do Sul e em Goiás, onde atua.

 


Aberto ao público, o evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, de prefeitos como a de Paraguaçu Almira Garms e o de Dracena, Juliano Bertolini, de diversas autoridades da Alta Paulista, Noroeste e Sorocabana, de representantes da Rumo Logística e do deputado Reinaldo Alguz. De Paraguaçu Paulista também estiveram presentes o vice-prefeito Clemente Júnior, o vereador Márcio da São José, o presidente da Associação Comercial e Empresarial José Ulisses Decanini, a presidente do Fundo Social Márcia Azoia, o diretor de Turismo Sérgio Henrique Souza, o chefe de gabinete Vivaldo Francischetti, o presidente do Conselho de Turismo Fernando Rocha, o diretor do Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, entre outros

 


O deputado Reinaldo Alguz, o governador Márcio França, o prefeito de Dracena Juliano Bertolini e o secretário de estado de Logística e Transportes, Mário Mondolfo

 


A prefeita Almira Garms com o deputado Reinaldo Alguz no encontro de Dracena (Fotos: Silvana Paiva)

 


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM


23/02/2019 - Prefeitura doa equipamentos para a Santa Casa de Paraguaçu Paulista


23/02/2019 - Prefeitura realiza entrega dos carnês de Tributos Municipais


23/02/2019 - Paraguaçu Paulista participa de reunião sobre Implantação do SUASA


22/02/2019 - Com risco de nova epidemia de dengue, Paraguaçu Paulista decreta estado de emergência


21/02/2019 - Homem é preso após PM encontrar tijolo de maconha e revólver em residência na Vila Nova


21/02/2019 - Sindicato Rural Patronal divulga lista de cursos gratuitos com inscrições abertas


21/02/2019 - Prefeitura contrata 20 pessoas para intensificar ações de combate à dengue


21/02/2019 - Prefeita recebe diretoria da ACE para atendimento de solicitações


20/02/2019 - Vereadores fazem questionamentos à prefeita Almira Garms


20/02/2019 - Câmara aprova ampliação para futuro loteamento


19/02/2019 - Menor é apreendido com várias pedras de crack no dia do seu aniversário em Paraguaçu


19/02/2019 - Briga entre irmãos termina com tentativa de homicídio em Paraguaçu Paulista


18/02/2019 - Corpo de Bombeiros recebe homenagem de vítima de engasgamento


16/02/2019 - PM apreende drogas com jovem, no interior de quarto e embaixo de árvore, em Paraguaçu


16/02/2019 - Carros ficam danificados após colidirem em cruzamento de ruas, em Paraguaçu


16/02/2019 - Prefeitura realiza solenidade do programa Frente de Trabalho


16/02/2019 - Vereadores reúnem-se na próxima segunda-feira às 19h


15/02/2019 - Policiais da Rocam recebem homenagem do Comando da 2ª Cia


14/02/2019 - PM flagra trio embalando drogas em casa da Barra Funda


14/02/2019 - Testemunhas de defesa são presas após mentir durante audiência em Paraguaçu Paulista


14/02/2019 - Paraguaçu Paulista se prepara para implantação de consórcio


13/02/2019 - PTC inicia venda de mesas para o Carnaval 2019


13/02/2019 - Prefeitura abre inscrições para Escolinha de Futebol de Base


13/02/2019 - Prefeita recebe grupo de mulheres para formalização de cooperativa de costureiras


12/02/2019 - Projeto leva conscientização sobre a causa animal para as escolas


12/02/2019 - Prefeitura divulga lista geral do programa Frente de Trabalho


10/02/2019 - Tiro de Guerra divulga lista dos concursos militares programados para o ano de 2019


09/02/2019 - Funcionário de usina é roubado durante o trabalho e fica sob mira de arma de fogo, em Paraguaçu


09/02/2019 - Projeto ASA ajuda crianças com dificuldades de aprendizagem


08/02/2019 - Cadastramento biométrico obrigatório começa a ser realizado em Paraguaçu e outras cidades da 12ª ZE