Penitenciária de Paraguaçu Paulista realiza 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Várias atividades e serviços foram prestados aos sentenciados, no período de junho a agosto.


Várias atividades e serviços foram prestados aos sentenciados, no período de junho a agosto

 


A cerimônia aconteceu na última terça-feira, dia 07, 
na Penitenciária de Paraguaçu Paulista

 

A terceira edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade se encerrou com uma cerimônia, realizada na manhã da última terça-feira, dia 07, na Penitenciária de Paraguaçu Paulista. O evento envolveu as áreas de reintegração, saúde, jurídico, produção e educação. Na mesma data, seis reeducandos foram beneficiados com o Livramento Condicional de suas penas.

A 3ª edição da jornada deu continuidade aos trabalhos já realizados, beneficiando os novos integrantes da população carcerária, que participaram de várias atividades e receberam vários serviços, como: emissão/atualização e entrega de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos e de enfermagem com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Eles também participaram de diversas oficinas, sendo elas: Coral, com os reeducandos da Escola da Penitenciária de Paraguaçu Paulista; Psicologia Corporal, com psicólogos da Clínica Ligare; Suinocultura, com professor Vagner Reis e Teatro. O evento conteve também algumas palestras sobre DST’s, Empregabilidade no Século XXI, Empreendedorismo Criativo e Sustentável e Fortalecimento de Vínculos Familiares.

João Fernando Torres Mendes, Diretor Técnico III da Penitenciária de Paraguaçu Paulista, falou sobre a terceira edição do evento. “Eu e o corpo diretivo, juntamente aos servidores, assumimos um compromisso a cada ano elevar e tornar mais eficiente a Jornada da Cidadania e Empregabilidade: conseguir a emissão de mais documentos, a disponibilização de mais cursos, mais palestras. Isso fomos conseguindo ao longo destes três anos. A cada ano que passa conseguimos números maiores. Isso prova a efetividade do trabalho. Esse é o nosso objetivo. Vamos no quarto ano nos esmerar mais ainda para tentar trazer números ainda maiores”.

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade.



i7 Notícias
-->