Alunos do projeto 'Seguindo em Frente' realizam colheita de hortaliças em Assis

Instituto Invepar e CART apoiam iniciativa que proporciona aprendizagem no cultivo de hortas hidropônicas.


Instituto Invepar e CART apoiam iniciativa que proporciona aprendizagem no cultivo de hortas hidropônicas

 


Projeto  proporciona aprendizagem no cultivo de hortas hidropônicas

 

Incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda estão entre os objetivos do “Seguindo em Frente”, um projeto realizado pelo Ato Cidadão e Baobá Práticas Sustentáveis e apoiado pelo Instituto Invepar e pela CART. A iniciativa promove o cultivo de hortaliças no esquema de hidroponia - com o uso de canaletas em um sistema de água corrente e adição de nutrientes essenciais e possibilita o plantio sem a necessidade do uso do solo, produzindo hortaliças mais limpas, resistentes e saudáveis.

Na manhã do dia 13 de agosto, 35 alunos do projeto realizaram a primeira colheita da produção de hortaliças em Assis. A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Assis através do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além do apoio da Fatec de Ourinhos. O curso, que teve início em março e segue até setembro de 2018, proporciona oportunidades para que moradores locais aprendam uma nova forma de cultivo, além de incentivar a produção independente e o incremento na renda familiar.

“É uma alegria muito grande ter o projeto Seguindo em Frente na cidade de Assis. A princípio, eu fiquei um pouco apreensiva, por nunca ter trabalho com hortaliças, mas tivemos todo o respaldo da CART e do Instituto Invepar, da Fatec de Ourinhos, do Ato Cidadão e da Baobá. Ficamos encantados com o acolhimento dos parceiros conosco e, o mais importante de tudo isso são esses 35 alunos que estão levando o conhecimento para a vida e poderão conquistar uma nova fonte de renda para suas famílias., destaca Luciana Barreto Fernandes, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Assis.

De acordo com o secretário de agricultura e Meio Ambienta do município, Fábio Ávila Nossack, o benefício é de caráter social. “O projeto traz oportunidade às pessoas que precisam de uma nova atividade para complementar sua renda. Para nós foi um presente que ganhamos da CART e do Instituto Invepar. É um grande orgulho ter dado este suporte, no caso da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que forneceu mão-de-obra para montar a estufa com o apoio também da Secretaria de Obras. Hoje temos 35 pessoas que já possuem esse aprendizado. Por que não multiplicar pela cidade este projeto em novos espaços? É possível que as famílias montem a estrutura e façam as produções dentro das próprias casas para agregar renda ao orçamento familiar”, enfatiza.

 

Garantindo conhecimento e fonte de renda

Aluno do projeto, José Luís Burali, conta que a experiência agrega valor e que é um meio para aprender uma nova forma de cultivo. “Realmente este aprendizado vai agregar muito conhecimento, além da amizade que a gente faz e do aprendizado. É uma parceria muito bacana com a prefeitura. Devo elogiar a atitude da CART e demais entidades”, cita.

Anísio da Rosa conta que a técnica o agradou muito e que levará conhecimento como uma forma de aumentar e gerar renda familiar. “A hidroponia para mim foi uma novidade e uma surpresa. Acredito que esse conhecimento seja pra vida toda e espero que, no futuro, isso se torne uma fonte de renda”, salienta.

 


Primeira-dama e secretário de agricultura e meio ambiente de Assis destacam sucesso do projeto
 

Ação

O projeto “Seguindo em Frente” tem o objetivo de melhorar a empregabilidade, inclusão econômica, social e geração de renda de seus participantes. O projeto foi um dos aprovado as no Edital de Seleção de Projetos Socioambientais do Instituto Invepar.

Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A iniciativa "Seguindo em Frente" contribui ainda para a implementação do princípio nove do Pacto Global, o qual incentiva o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientais amigáveis. Os projetos socioambientais da CART, em parceria com o Instituto Invepar, procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a Concessionária atua.

 



i7 Notícias
-->